Desporto

Hóquei: FC Porto garante 1º lugar da fase regular após goleada sobre o HC Tigres

Published

on

Depois da vitória diante da Associação Desportiva Sanjoanense (AD Sanjoanense), o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou, este sábado, ao Dragão Arena, para defrontar o já relegado Hóquei Clube Os Tigres (HC Tigres) que vinha de uma série de sete derrotas consecutivas. À partida para o encontro, os “azuis e brancos” procuravam assegurar o primeiro lugar da fase regular do campeonato, neste que foi o último encontro antes dos jogos para a Liga Europeia.

“Dragões” com vantagem mínima no primeiro tempo

O primeiro tempo ficou marcado pelas inúmeras investidas ofensivas por parte da equipa do FC Porto, mas também pela grande consistência defensiva do HC Tigres. A equipa visitante teve como grande protagonista, o seu guardião, Pedro Santos que logo aos dois minutos fez uma grande intervenção após remate do avançado Carlo Di Benedetto. 

Apesar do favoritismo da equipa orientada por Guillem Cabestany, a equipa do Tigres ainda conseguiu travar o ímpeto ofensivo do líder FC Porto e quase surpreendeu os “dragões” por duas vezes. A primeira num contra-ataque rápido, com o guarda-redes “azul e branco”, Tiago Rodrigues, a fazer uma enorme defesa, e depois com um remate que saiu por cima, de Diogo David, que surgiu isolado na cara do golo.

Os “azuis e brancos” ficaram em desvantagem numérica, depois do capitão Reinaldo García ter visto o cartão azul, mas na conversão do livre direto, Filipe Bernardino rematou a bola ao poste. Dois minutos após a melhor oportunidade da formação de Almeirim, a equipa da casa chegou ao golo. Na conversão de uma grande penalidade, Gonçalo Alves foi chamado a bater e foi o mesmo quem introduziu o esférico na baliza. O melhor marcador do campeonato não vacilou na hora do remate e colocou a sua equipa em vantagem no marcador. Mais tarde, o avançado portista voltaria a ser protagonista, após assistência para Poka que só teve de encostar para dilatar a vantagem dos “dragões”.

Já quase no fim do primeiro tempo, foram os comandados de André Luís a marcarem e a reduzirem, através de um remate de Diogo David que surgiu na cara do guarda-redes adversário, após assistência de Miguel Feio. Os “dragões” foram a vencer para o intervalo pela margem mínima. 2-1 era o resultado.

Chuva de golos originam goleada

A segunda metade do encontro começou logo com os Tigres a beneficiarem de um livre direto que Xavi Malián, que entrou para o lugar de Tiago Rodrigues, defendeu de forma tranquila, mas foi a formação “azul e branca” quem entrou mais ameaçadora. O técnico dos “dragões” mandou subir as linhas e, ao contrário do que se tinha visto na primeira parte, apresentou um estilo de jogo mais ofensivo e dinâmico. Bastaram três minutos para o FC Porto aumentar a vantagem, através de um remate de Rafa, que surgiu do lado esquerdo livre de marcação. 

Os “azuis e brancos” não abrandaram o ritmo e no espaço de três minutos fizeram três golos para colocar o marcador em 6-1. Primeiro por Carlos Di Benedetto que picou a bola sobre o guardião da formação de Almeirim, depois através de um remate explosivo de Reinaldo García e, por fim, Benedetto a encostar para o fundo das redes e a bisar no encontro. De destacar que nesta fase de maior superioridade portista, o HC Tigres estava reduzido a quatro  elementos, após o seu guarda-redes ter visto o cartão azul. 

O FC Porto teve ainda mais duas ocasiões flagrantes para marcar, mas ambas acabaram por embater nos ferros da baliza do jovem guarda-redes de 15 anos, José Dias, que se estreou como sénior. O último grande lance de perigo para a equipa visitante surgiu à passagem do minuto sete, com João Maló a rematar ao poste da baliza defendida por Malián. 

Já no fim do segundo tempo, os “azuis e brancos” dilataram a vantagem para 7-1, pelo stick de Giulio Cocco que surgiu pelo flanco direito do ringue e rematou de forma estrondosa para o fundo das redes. Mais tarde, foi a vez de Poka bisar na partida. Rafa roubou a bola ao adversário e assistiu o internacional português que só teve de encostar. O jogo terminou com uma goleada que se estabeleceu nuns expressivos 8-1.

No final do encontro, Guillem Cabestany, treinador do FC Porto, elogiou a equipa do HC Tigres e a sua consistência durante toda a primeira parte. O mesmo referiu que os “azuis e brancos” não estiveram no  seu melhor nível no primeiro tempo, mas que depois conseguiram reverter a situação. O técnico espanhol admitiu sentir uma  “grande satisfação por terminar a fase regular em primeiro lugar” e aponta agora o foco para a Liga Europeia e para os play-offs de campeão.

Já André Luís, técnico da equipa visitante, expressou o enorme orgulho que tem no seu conjunto e referiu que hoje viu “uma equipa com garra e ‘sangue na guelra’, bater o pé no Dragão Arena”. Destacou também a estreia do jovem guarda-redes de 15 anos, José Dias, que “servirá de exemplo para todos os jogadores da formação”.

O FC Porto prepara agora os jogos da Liga Europeia diante do CE Noia e do OC Barcelos, que vão ser disputados a 9 e 11 de abril, respetivamente. Já o despromovido HC Tigres só volta a jogar dia 17 de abril, diante da Juventude de Viana, nona classificada, que ainda procura um lugar nos play-offs.

Artigo da autoria de Eduardo Abreu 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version