Desporto
Andebol: FC Porto vence AD Sanjoanense e mantém invencibilidade
A Associação Desportiva Sanjoanense (AD Sanjoanense), penúltima classificada do Campeonato Nacional de Andebol, recebeu, este sábado, o Futebol Clube do Porto (FC Porto), em jogo da 22ª jornada. À partida para o encontro, os “dragões” seguiam no primeiro lugar só com vitórias, enquanto os sanjoanenses procuravam os três pontos para sair da zona de despromoção.
Indomáveis “azuis e brancos”
O golo inaugural da partida chegou pelas mãos de Leonel Fernandes, jogador dos “azuis e brancos”, ao qual se seguiram várias perdas de bola e falhas técnicas da AD Sanjoanense, que permitiram, desde o começo do confronto, uma vantagem significativa para o FC Porto.
Aos cinco minutos de jogo, o marcador encontrava-se já fixado nos 1-4, a favor dos visitantes, resultado esse que se manteve até ao minuto dez. Depois, sucederam-se momentos de apatia para ambas as equipas, com particular enfoque para a pouca capacidade de concretização dos visitados, que pareceram despertar, de forma momentânea, na sequência de um livre de sete metros. Nos instantes seguintes, a formação “azul e branca” consolidou a sua superioridade, sem dar grandes hipóteses à equipa da casa.
A AD Sanjoanense ainda tentou lutar contra o poderio portista, mas o seu sétimo e último golo na primeira parte, durante a qual se destacaram Lourenço Santos e Vinícios Carvalho, os únicos autores dos remates certeiros dos sanjoanenses, surgiu quando ainda faltavam dez minutos para o intervalo. Assim, os últimos instantes do primeiro tempo foram de domínio completo dos “dragões”, que partiram para o intervalo com o marcador fixado nos 7-18.
Superioridade do princípio até ao fim
A segunda parte da partida contou, logo no primeiro minuto, com um golo de André Gomes seguido de um lance certeiro de António Areia. Segundos mais tarde, a AD Sanjoanense reduziu o marcador, a que se seguiu, pouco depois, a resposta “azul e branca”. À semelhança do que sucedera na primeira metade do confronto, a equipa do FC Porto revelou-se segura e serena com o rumo que o jogo estava a levar.
Nos primeiros dez minutos do segundo tempo, a formação Sanjoanina procurou aumentar a rapidez do seu jogo, numa tentativa infrutífera de recuperar no marcador, que, por esta altura, se encontrava nos 11-26, uma vantagem larga para os “dragões”. Os restantes minutos decorreram sem grandes incidências, com o jogo a terminar com a vitória da equipa visitante. O resultado ficou fechado nos 17-32, frente a uma AD Sanjoanense já bastante fatigada nos minutos finais da partida.
O FC Porto viaja agora aos Açores para defrontar o Sporting Clube da Horta (SC Horta), na terça-feira, em jogo a contar para o Campeonato, enquanto a AD Sanjoanense vai defrontar a formação açoriana no sábado.
Artigo da autoria de Matilde Maria Marques