Connect with us

Desporto

Porto City Race regressa em maio

Published

on

A nona edição do Porto City Race, iniciativa desenvolvida pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos conjuntamente com a Câmara do Porto, através da empresa Ágora – Cultura e Desporto do Porto, regressa, depois do cancelamento no ano passado, já este mês de maio. 

A retoma desta atividade vai incluir três novos percursos, em que os participantes vão poder contactar com recantos menos conhecidos da cidade. O evento realiza-se em dias diferentes e inclui três etapas distintas e classificações separadas.  

A competição começa com a etapa noturna denominada Porto City Race by Night, a partir das 20h30 de 28 de maio, com início e fim no Campus Tecnológico de Ramalde. O circuito vai levar os participantes a passar pelas freguesias de Ramalde e Aldoar e ainda por alguns bairros sociais. 

Depois, na manhã de 29 de maio, vai ocorrer a habitual prova de sprint, no Parque da Cidade, com concentração nas imediações do Pavilhão da Água, que vai marcar a estreia de um novo campo de trabalho. Esta etapa conta ainda com a integração de um evento de orientação adaptada pontuável para a Taça de Portugal da disciplina.

No último dia da iniciativa, 30 de maio, vai ser disputada a prova-rainha da competição, que tem partida e chegada na sede das Águas do Porto, na Rua do Barão de Nova Sintra. Também neste dia, vai ser estreado um novo mapa da cidade do Porto traçado nas freguesias do Bonfim e da Campanhã. Esta jornada, intitulada Planeta Água, passa por inúmeros jardins, parques, escolas e bairros sociais da zona oriental da cidade, e é pontuável para o circuito nacional: o Portugal City Race.

As inscrições para este evento podem ser efetuadas no website da Porto City Race e estão abertas para pessoas de todas idades. Os inscritos podem participar nas categorias de competição, com percursos a executar de forma individual, ou nos escalões abertos, com circuitos passíveis de serem realizados em grupo. 

Para além disso, a organização disponibiliza o ensino e acompanhamento de monitores, nomeadamente para aqueles que vão utilizar pela primeira vez  uma bússola e um mapa de orientação. Quanto às taxas de inscrição, estas são iguais para federados e não federados.

Artigo da autoria de Matilde Maria Marques