Desporto

Andebol: FC Porto vence Vitória FC e mantém a liderança isolada

Published

on

Após a vitória diante do Sporting Clube da Horta (SC Horta), o Futebol Clube do Porto (FC Porto) entrou em campo, num encontro da 23ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Vitória Futebol Clube (Vitória FC). Antes do jogo começar, os “azuis e brancos” ocupavam o primeiro lugar da tabela, enquanto a equipa sadina estava no nono posto, com menos um encontro que a equipa da casa. 

Primeira parte muito renhida 

A partida começou de uma forma atribulada, com dois golos de vantagem para o Vitória FC, mas o FC Porto respondeu bem e conseguiu empatar logo de seguida. No entanto, os “azuis e brancos” demonstraram uma falta de eficácia e uma certa desatenção nos minutos iniciais, o que contribuiu para o crescimento da equipa visitante. 

Nessa fase de desnorte, Leonel Fernandes fez uma recuperação de bola excelente, com a baliza totalmente deserta, e impediu que o Vitória FC  marcasse um golo. A equipa da casa chegou a estar em desvantagem no marcador, mas de forma rápida recuperou o controlo do jogo. Após o desconto de tempo pedido por Magnus Andersson, treinador portista, a equipa melhorou na intensidade de jogo, com ataques muito rápidos e foi para o intervalo a ganhar 18-13. Destaque para o guarda-redes do Vitória FC, Alan Lima, que fez uma exibição fantástica e impediu uma maior vantagem “azul e branca”. 

Superioridade do FC Porto 

A segunda parte serviu para os “dragões” ampliarem a vantagem no marcador e demonstrarem uma boa consistência defensiva, ao longo dos minutos iniciais. Um erro de André Gomes resultou num contra-ataque da equipa sadina que deu o “mote” para a tentativa de encurtar a desvantagem. Após a pausa técnica, o FC Porto abrandou o ritmo e permitiu mais ataques do Vitória de Setúbal.

A rotação da equipa portista não interferiu com a qualidade de jogo, no entanto, a equipa visitante foi em busca de um resultado melhor. Ainda assim, as tentativas sadinas em lutar pelo resultado eram travadas por  Márton Székely, guarda-redes do FC Porto, que fez uma exibição brilhante, com inúmeras grandes defesas. Da parte dos “azuis e brancos”, destaque para Rui Silva, Daymaro Salina e António Areia que contribuíram para a vitória por 37-28, e garantiram assim a manutenção da invencibilidade no campeonato nacional. 

No final do encontro, Magnus Andersson, treinador dos “dragões”, afirmou que este não foi o melhor jogo da equipa: “Não fizemos um grande jogo, não estivemos focados, não tivemos a motivação no início e foi ficando mais fácil”. O técnico acrescentou ainda que é importante não cometer erros, porque os próximos adversários dos “azuis e brancos” são muito fortes e é preciso uma boa semana com foco no trabalho.

Com esta vitória, o FC Porto mantém um registo de 24 vitórias em 24 jogos e segue no primeiro lugar da competição com 72 pontos. Já o Vitória FC encontra-se a meio da tabela classificativa, no oitavo lugar.  Os “dragões” voltam a entrar em campo na quarta-feira, no Dragão Arena, para defrontar o ABC, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Os sadinos  entram em campo no sábado para defrontar o  SC Horta, 14º classificado, em jogo alusivo ao campeonato.

Artigo da autoria de Diogo Esteves

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version