Connect with us

Desporto

eFADU é o novo projeto da Federação Académica do Desporto Universitário

Published

on

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) lançou, esta terça-feira, a criação do projeto eFADU. Esta iniciativa tem como público-alvo os estudantes do ensino superior apaixonados pelo mundo dos videojogos e foca-se nos desportos eletrónicos – os eSports. 

Em comunicado, a FADU salientou os objetivos do projeto: procurar estimular a vertente competitiva, incentivar o aumento das competições internas, perspetivar participações ao nível internacional e reforçar a aposta nestas competições são alguns dos paradigmas que a instituição quer cumprir.

André Reis, presidente da FADU, revelou-se muito satisfeito com a criação da eFADU, que considera ser uma consequência natural da vontade demonstrada pelos clubes e alunos relativamente aos eSports. Salientou também a importância da  aproximação da instituição aos estudantes, e reitera que a vontade é de continuar a inovar, sempre em harmonia com as novas gerações. 

Depois de vários torneios realizados, não só pela FADU, como por várias Associações de Estudantes e pela Federação Académica do Porto (FAP), formalizaram-se assim os primeiros Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de FIFA 21, League of Legends e Valorant.

A competição vai decorrer em quatro fases: qualificadores locais, regionais, wild-card e fases finais. Até ao final de abril, decorrem as qualificações nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Em maio, é a vez dos qualificadores regionais Norte, Centro e Sul (NCS), seguidos do Porto e Lisboa. Por fim, e agendadas para junho, estão previstas as fases finais do primeiro Campeonato Nacional Universitário de eSports.   

Recentemente, realizaram-se também os primeiros Campeonatos Académicos do Porto de eSports, organizados pela FAP, com as provas de FIFA 21 e Valorant a terem lugar no fim de semana passado, enquanto as competições de League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive decorreram este sábado e domingo.

Artigo da autoria de Tiago Ribeiro