Desporto

Andebol: FC Porto vence CF Belenenses e mantém-se líder isolado e invicto

Published

on

Após terem vencido o Académico Basket Clube (ABC) nos quartos de final da Taça de Portugal, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou ao Dragão Arena, este sábado, desta vez para defrontar o Clube de Futebol “Os Belenenses” (CF Belenenses), num jogo a contar para a 24.ª jornada do campeonato nacional. Os “azuis e brancos” procuravam manter a liderança isolada, enquanto a formação de Belém ambicionava chegar aos lugares europeus. A partida ficou também marcada pela coroa de flores oferecida pelo CF Belenenses, em memória do eterno número 1 do Andebol portista, Alfredo Quintana.

Começo renhido, mas vantagem portista.

A primeira parte até começou com o FC Porto na frente, mas apenas quatro segundos após o golo dos “dragões”, o CF Belenenses partiu para cima do adversário e chegou mesmo a estar em vantagem. Durante o primeiro quarto de hora da partida, o jogo mostrava-se bastante intenso, com ambas as equipas a protagonizarem diversas mudanças de direção e incisões ofensivas eficazes, que iam colocando o jogo empatado, ou com vantagem mínima para a equipa portista.

Já nos últimos quinze minutos do primeiro tempo, o treinador do CF Belenenses, Luís Monteiro, decidiu apostar num estilo de jogo mais ofensivo, com menor ênfase na defesa. De maneira a tornar a sua equipa mais atacante, o técnico acabou por retirar o guarda-redes, para colocar outro jogador de campo. A partir daí, a vantagem esmagadora do FC Porto começou a ser construída, com uma escalada impressionante do rendimento ofensivo, que resultou em diversos golos que deixaram o resultado num já significativo 25-15 ao intervalo.

Raça e brilhantismo dos “dragões”

Com o capitão Daymaro Salina e o pivô Victor Iturriza em grande destaque, o FC Porto entrou de forma devastadora na segunda parte e revelou não só uma extrema eficácia no caudal ofensivo, como também uma enorme consistência defensiva. A muralha “azul e branca”  não permitiu, por diversas vezes, que a formação do Restelo chegasse ao golo.

Os “dragões” não abrandaram o ritmo e apanharam a equipa do CF Belenenses em contrapé e, em algumas ocasiões, chegaram a marcar em contra-ataque. Destaque para os guarda-redes das duas formações, mas em especial para Diogo Rêma, guardião portista, que foi protagonista e fez valer a sua presença e qualidade, com várias defesas de nota. À mistura também estiveram os ferros da baliza do FC Porto que se aliaram a Rêma na proteção das redes “azuis e brancas”.

À passagem do minuto 22, o jovem Pedro Oliveira, ainda com idade de júnior, fez levantar todo o banco portista, depois de um golo bastante ovacionado por toda a equipa do FC Porto. As rotações feitas às ordens de Magnus Andersson, técnico dos portistas, em nada interferiram na qualidade de jogo da equipa da casa, que fez realçar sempre o seu favoritismo e o porquê de ainda não terem perdido nesta edição do campeonato nacional. O resultado final ficou fixado em 42-27, vantagem de 15 golos para a formação da casa.

No final do encontro, o técnico portista, Magnus Andersson, destacou a boa abordagem da sua equipa ao jogo, resultante da grande concentração e foco do FC Porto que culminou num resultado expressivo. “Hoje começámos bem, focados, tivemos uma boa entrada e os jogadores divertiram-se a jogar.”, afirmou. O técnico falou ainda sobre o compromisso internacional dos seus atletas e na ansiedade que é sentida pelo staff técnico durante esta fase do calendário. Ainda assim, Magnus Andersson espera que os seus jogadores vençam os encontros pelas suas seleções.

Já Luís Monteiro, treinador do CF Belenenses, referiu que a sua equipa começou o jogo “relativamente bem, nomeadamente no ataque”. O técnico não deixou de destacar a qualidade e intensidade do FC Porto, e apontou a “dificuldade na recuperação defensiva” como uma lacuna da formação do Restelo.

Com esta vitória, o FC Porto mantém um registo pleno de 25 vitórias em 25 jogos disputados e continua como líder isolado da competição, com 75 pontos. Já o CF Belenenses mantém a quinta posição e sonha ainda com os lugares de acesso à Europa. Os “dragões” só voltam a jogar a 8 de maio, diante do rival Sporting CP, enquanto o CF Belenenses vai receber o Maia/ISMAI a 5 de maio. Segue-se agora uma paragem nas competições nacionais motivada pelos compromissos internacionais de seleções. 

Artigo da autoria de Eduardo Abreu

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version