Connect with us

Desporto

Academia do Porto conquista quatro medalhas nos CNU de Canoagem

Published

on

Depois dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Atletismo de Pista Coberta que decorreram em Pombal, no início do mês de março, a competição regressou, este sábado, com a modalidade de canoagem. O evento decorreu em Montemor-o-Velho, onde competiram cerca de 70 atletas, o maior número de participantes desde que a prova é realizada. 

A primeira final do dia levou ao pódio Rodrigo Martins, da Academia do Porto e representante da Associação de Estudantes do Instituto Universitário da Maia. O atleta conquistou o segundo lugar na categoria de K1 500 metros masculino. O ouro seguiu para Coimbra, medalha conquistada por Rúben Boas. Júlio Morgado foi o melhor classificado da Universidade do Porto (U.Porto), nesta prova, ao terminar no quarto lugar. 

Nas categorias de C1 200 metros e C1 500 metros, Júlio Lopes, representante da U.Porto e estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade Do Porto (FEUP), conquistou duas medalhas. O atleta arrecadou dois terceiros lugares e, consequentemente, duas medalhas de bronze. Júlio foi o atleta que conquistou mais insígnias pela U.Porto.

A última medalha foi assegurada na vertente feminina da categoria de K2 500 metros. Na prova de duplas, Ana Rocha e Mariana Morais, da U.Porto, conquistaram a prata. À frente das atletas da universidade portuense ficaram Mafalda Germano e Maria Brandão da Associação Académica de Coimbra. A nível individual, a melhor marca da Universidade portuense foi conseguida nos K1 200 metros femininos, por Inês Costa, com um quarto lugar. 

O Ensino Superior do Porto arrecadou então quatro medalhas, sendo três da U.Porto, que ficou em terceiro lugar, a nível coletivo. Os dois primeiros lugares do pódio foram conquistados pela Associação Académica de Coimbra e a Associação Académica da Universidade do Minho, na primeira e segunda posição, respetivamente. Com o primeiro lugar alcançado, a instituição de Coimbra renovou o título nacional coletivo. 

Artigo da autoria de Francisca Santos