Desporto

Andebol: Portugal triunfa em Israel e qualifica-se para o Europeu 2022

Published

on

Depois de terem garantido o passaporte para os Jogos Olímpicos, a seleção comandada por Paulo Jorge Pereira, selecionador português, regressou ao ativo para concluir a qualificação para o Europeu de 2022 que se vai realizar na Hungria e na Eslováquia. Os portugueses precisavam apenas de um empate para marcarem presença na competição. Já os israelitas precisavam de somar pontos para poderem sonhar com a qualificação.  

Um começo feroz

Os primeiros dez minutos ficaram marcados pelo bom arranque português. A seleção de Paulo Jorge Pereira mostrou solidez no ataque e uma excelente prestação defensiva. Portugal abriu o marcador logo nos primeiros segundos da partida, com um golo do central português, Rui Silva. A formação “lusitana” não demorou muito a impor a sua superioridade e acabou por assumir o controlo do jogo. Aos três minutos já vencia por 4-0.

O quinto golo nasceu das mãos de André Gomes, aos quatro minutos, e após o golo do português, seguiu-se a primeira manifestação Israelita no marcador. Pomeranz, jogador Israelita, ainda passou pela defesa portuguesa para fazer o 2-6 para os israelitas, mas a entrada demolidora da seleção das “quinas” na primeira parte, não deu hipótese à equipa da casa.

Ao intervalo o marcador assinalava uma diferença de nove golos, com um resultado de 22-13 com vantagem para a equipa “lusa”.

O sonho europeu

Após o intervalo, a equipa das “quinas” não mostrava sinais de querer abrandar e foi nos primeiros minutos da segunda parte que Gustavo Capdeville fez a primeira grande defesa da partida, na sequência de um livre de sete metros. O jogador israelita rematou, mas o guarda-redes benfiquista estava atento e negou o golo à seleção da casa.

O primeiro golo, da segunda parte, foi marcado pelo pivô Daymaro Salina, aos dois minutos. Portugal não vacilou, e ainda dentro do segundo minuto, Diogo Branquinho marcou o 24-13 para os portugueses. O ponta esquerda mostrou-se exímio, ao longo de toda a partida, e acabou por ser o melhor jogador em campo, do lado português, com nove golos marcados.

Israel ainda tentou reduzir a desvantagem, mas a diferença de dez golos manteve-se ao longo da segunda parte, e nem o melhor marcador israelita, Oleg Boutenko, conseguiu equilibrar o resultado.

A equipa portuguesa manteve uma margem segura até ao final do jogo e chegou mesmo ao golo quarenta, apontado por Fábio Magalhães e, poucos segundos depois, António Areia marcou e estabeleceu o resultado em 41-29.

Em declarações no final do jogo, Paulo Jorge Pereira, selecionador português, referiu que a equipa conseguiu “aplicar tudo aquilo que tinha  previsto”. Sobre o próximo jogo, o selecionador acrescentou ainda que a equipa vai dar tudo de si frente à Lituânia.

O melhor marcador da formação lusa, Diogo Branquinho, abordou a ambição lusa e referiu que “não há jogos fáceis a este nível”. “Cabe-nos a nós sermos sérios para facilitar o jogo”, afirmou. Referiu ainda que a equipa fez um grande jogo e espera estar ao nível da Lituânia, equipa que Portugal vai defrontar no domingo.

Com um único jogo por disputar, Portugal continua, assim, a fazer história e está agora qualificado para o Europeu 2022. A fase final da prova Europeia vai contar com 24 seleções, 20 apuradas através da qualificação, as quais se vão juntar aos organizadores Hungria e Eslováquia, à campeã europeia em título, Espanha, e à “vice” Croácia.

Com esta vitória, a Seleção Nacional garantiu o primeiro lugar do grupo. Agora, num jogo para cumprir calendário, Portugal vai defrontar a Lituânia, no domingo, em Matosinhos.

Artigo da autoria de Catarina Leite

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version