Desporto
Basquetebol: FC Porto escorrega nos play-offs com derrota frente ao CAB Madeira
Depois de duas vitórias no Dragão Arena para os quartos de final dos play-offs frente ao Clube Amigos do Basquete Madeira (CAB Madeira), o Futebol Clube do Porto (FC Porto) deslocou-se ao Funchal para voltar a defrontar os madeirenses. Os “azuis e brancos” procuravam, nesta eliminatória, vencer a equipa da casa para conseguir, já neste confronto, o apuramento para as meias-finais do campeonato. Do outro lado, os visitados procuravam continuar a lutar pelo play-off.
Soberania madeirense
A partida foi inaugurada pelo capitão portista, Miguel Queiroz, que abriu o marcador nos primeiros segundos de jogo. Os cinco minutos iniciais foram bastante equilibrados, ambas as equipas mostraram-se muito fortes a nível ofensivo e conseguiram alternar na liderança do resultado nos primeiros momentos, com uma abundância de pontos para os dois lados.
Perto dos seis minutos do encontro, uma falta técnica foi assinalada a Moncho López, técnico do FC Porto, depois de alguns protestos por parte do treinador. A equipa visitante seguiu com alguma desorganização a todos os níveis, o que gerou bastantes falhas nos lançamentos e uma eficácia nula no ataque. Por sua vez, o CAB Madeira aproveitou o momento menos positivo dos “azuis e brancos” e realçou a sua presença na partida. Com muita agressividade no ataque, os madeirenses alcançaram uma vantagem de 17 pontos sobre o adversário no final do quarto inaugural.
O extremo americano da equipa da casa, Justin Gray, destacou-se desde cedo e contribuiu para grande parte dos pontos conseguidos pela equipa, até então. Os comandados de João Paulo Silva, técnico do CAB Madeira, mantiveram uma estratégia defensiva muito positiva, que segurou o resultado e contribuiu para uma vantagem cada vez mais significativa durante a segunda metade da primeira parte.
Uma falta antidesportiva que favoreceu o FC Porto, devolveu a esperança aos portistas que, por momentos, se aproximaram ligeiramente do adversário. No entanto, os madeirenses fizeram jus ao favoritismo conquistado a partir dos cinco minutos iniciais da partida e seguiram para intervalo com o resultado fixado em 48-30.
Potência e vigor selaram a partida
Os “dragões” regressaram do descanso com mais garra e intensidade e, deste modo, conseguiram uma melhor organização da equipa. Voltaram a estrear o cesto no início do terceiro período de jogo e contrariaram a tendência ofensiva dos jogadores da casa. Aos três minutos da segunda parte, o base portista Garrett Nevels assistiu Vladyslav Voytso para um afundanço que despertou o FC Porto para um parcial de sete pontos.
A equipa da Madeira apenas voltou a reagir perto do final deste penúltimo quarto da partida. Assumiram, de novo, o comando do jogo e partiram para o derradeiro período com uma vantagem de quinze pontos sobre os “azuis e brancos”.
Os últimos instantes apenas serviram para confirmar a vitória do CAB Madeira, apesar de uma grande intensidade por parte de ambas as equipas e uma ligeira aproximação do FC Porto em termos de resultado em relação aos quartos anteriores. 86-79 foi o resultado final da partida.
Do lado dos “dragões”, destacaram-se de forma individual Garrett Nevels, melhor marcador portista com 17 pontos, e Eric Anderson Jr, que somou 15 pontos e oito ressaltos. Por sua vez, do lado madeirense, Justin Gray foi o jogador mais valioso, com 21 pontos.
A despeito da derrota, os “dragões” seguem em vantagem nos play-offs, que regulam agora o resultado da eliminatória para 2-1. O quarto jogo entre as equipas está agendado para este domingo, de novo, no Pavilhão do CAB Madeira, no Funchal.
Artigo da autoria de Beatriz Faria