Connect with us

Desporto

Voleibol: Seleção Masculina faz pleno de vitórias na primeira jornada de qualificação para o Europeu

Published

on

A Seleção Nacional masculina de Voleibol somou, este fim de semana, três vitórias em outros tantos encontros na primeira jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa, disputada em Budapeste, na Hungria. Com estes resultados, Portugal parte em primeiro lugar para a segunda e última sequência de partidas, agendadas para Matosinhos, entre sexta-feira e domingo.

A Bielorrússia foi a primeira adversária dos portugueses, naquele que acabou por se revelar o encontro mais disputado e equilibrado desta primeira jornada. Decidido apenas num quinto set, Portugal venceu por 3-2, com os parciais de 21-25, 25-23, 23-25, 25-23 e 15-10. Obrigada a ir à negra, a seleção portuguesa somou apenas dois pontos, enquanto a equipa de leste conseguiu um ponto, apesar da derrota. No mesmo dia, a Hungria venceu a Noruega em três sets e garantiu três pontos.

No sábado, Portugal seguiu o exemplo dos húngaros e bateu os noruegueses por 3-0, com os parciais acessíveis de 25-18, 25-21 e 25-19. Esta vitória valeu três pontos à seleção treinada por Hugo Silva e permitiu a ascensão ao primeiro lugar do grupo G de apuramento, fruto da derrota em três sets da Hungria perante a Bielorrússia.

Já ontem, a Seleção Nacional voltou a mostrar-se a alto nível e dominou por completo a seleção húngara, a jogar perante o seu público. 3-0, com os parciais de 25-21, 25-16 e 25-21, foi o resultado final. Com mais três pontos na bagagem, Portugal acabou a primeira jornada de qualificação para o EuroVolley 2021 no topo do grupo, com oito pontos, seguido da Bielorrússia com sete. A Hungria surge em terceiro, com três pontos, enquanto a Noruega é última classificada, sem qualquer ponto somado.

No rescaldo da última vitória, Hugo Silva, selecionador nacional, afirmou que o objetivo ainda não está conseguido, “uma vez que vamos a meio de seis duras batalhas”. No entanto, destacou o querer de um grupo de trabalho que “merece o carinho de todos os portugueses”. “Na próxima semana esperamos sentir esse apoio quando jogarmos em Matosinhos… nem que seja à distância, tal como as regras, infelizmente, ainda exigem,” concluiu.

Portuga volta a jogar na sexta-feira, frente à Bielorrússia, num encontro decisivo para a luta pelo primeiro lugar. Seguem-se embates com a Noruega e a Hungria, no sábado e domingo, respetivamente. Todas as partidas vão decorrer no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Relembre-se que esta fase de qualificação vai apurar doze seleções para o EuroVolley 2021, que se vai disputar entre 1 e 19 de setembro, com a organização da Polónia, República Checa, Estónia e Finlândia. Os sete vencedores dos grupos e os cinco melhores segundos classificados vão juntar-se aos quatro anfitriões e às restantes oito seleções apuradas com base no seu desempenho no último Europeu.

Artigo da autoria de Pedro Marques dos Santos