Desporto

Andebol: FC Porto superior no clássico frente ao SL Benfica

Published

on

Depois da importante vitória sobre o Sporting CP, na jornada anterior, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) voltou a entrar em campo, este sábado, para defrontar o outro rival de Lisboa. Os “azuis e brancos” deslocaram-se até ao Pavilhão da Luz para defrontar o Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica) em jogo alusivo à 27ª jornada do Campeonato.

À partida para o encontro, os visitantes seguiam invictos e líderes e, por isso, procuravam a vitória para manter esse registo, enquanto as “águias” queriam somar os três pontos para continuarem lado a lado com o segundo classificado, Sporting CP.

Superioridade portista

O início do encontro foi marcado pela grande eficácia dos ataques de ambas as equipas. Sempre coladas no marcador, a distância pontual começou a ser construída perto do primeiro quarto de hora. Após António Areia ter desfeito o empate a sete golos, seguiram-se mais dois sem qualquer resposta por parte do SL Benfica. Primeiro, Rui Silva marcou em contra-ataque após interceção da bola na área benfiquista e, depois, Diogo Branquinho, no frente a frente, com Sergey Hernández, guardião “vermelho e branco”, levou a melhor. Este momento inspiratório da equipa dos “azuis e brancos” permitiu-lhes uma vantagem de três golos no marcador.

Os benfiquistas nunca deitaram a “toalha ao chão”, principalmente Petar Djordjic, mas as excelentes intervenções de Nikola Mitrevski complicavam a tarefa dos jogadores da casa. No entanto, nos últimos dez minutos da primeira metade, o SL Benfica conseguiu encurtar a vantagem para dois golos, o que obrigou Magnus Andersson a pedir um desconto de tempo. Desconto esse que, de forma rápida, deu frutos e fez com que os portistas voltassem a ter quatro golos de vantagem, com destaque para Miguel Martins e Djibril M´Bengue neste momento de ascensão.

O ritmo, o rumo de jogo e a vantagem mantiveram-se até ao final dos primeiros 30 minutos. O FC Porto foi para o intervalo a vencer por 15-18, com uma vantagem de quatro golos consolidada.

Mitrevski ajuda a conquistar os três pontos

Embora tenham começado a segunda metade em inferioridade numérica, após exclusão de Kévynn Nyokas no primeiro tempo, foram as “águias” que entraram a marcar, pelas mãos do jovem Francisco Pereira. Os “azuis e brancos” nunca perderam o foco e chegaram a ter cinco golos de vantagem (26-31). O mais perto que o SL Benfica esteve do empate foi a um golo, já depois dos dez minutos da segunda parte. Belone Moreira era, tanto individual como coletivamente, a maior dor de cabeça para a defesa portista.

Ainda assim, os bons momentos benfiquistas não tiveram maior impacto no resultado porque Mitrevski se encarregava de fazer a sua função. O guarda-redes portista brilhava entre os postes e segurava a vantagem “azul e branca”. O encontro terminou com a vitória do FC Porto por 33-35.

Do ponto de vista individual, nos “azuis e brancos”, Vitor Iturriza foi o melhor marcador da sua equipa e do jogo com 10 golos conseguidos. Nas “águias”, o destaque foi Petar Djordjic e Belone Moreira com sete e seis golos, respetivamente.

No final do encontro, Magnus Anderson, treinador portista, mostrou-se muito orgulhoso com o jogo conseguido. “Controlámos o jogo do início ao fim,” salientou. Por fim, o técnico afirmou que agora é necessário descansar para o próximo encontro.

Chema Rodríguez, treinador do SL Benfica, também se mostrou contente com a exibição da sua formação que considera que “esteve dentro da partida até ao final frente a uma equipa muito boa”. O técnico não deixou de salientar a excelente exibição do guardião portista, algo que condicionou a eficácia benfiquista.

Após esta vitória, o FC Porto dá um passo importante na conquista do título de campeão nacional, enquanto os benfiquistas ocupam o terceiro lugar. Os “dragões” voltam a entrar em campo, no sábado, no Dragão Arena, frente ao Águas Santas, quarto classificado. No mesmo dia, o SL Benfica defronta, nos Açores, o Sporting Clube da Horta (SC Horta), 12º classificado.

Artigo da autoria de Francisca Santos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version