Desporto
U.Porto “em peso” nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se iniciaram sexta-feira, vão estar presentes dez estudantes da Universidade do Porto (U.Porto). A defender as cores de Portugal, a Academia do Porto está representada em oito modalidades distintas.
No atletismo, Salomé Rocha e Carlos Nascimento, ambos alunos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), são as “caras” da U.Porto em Tóquio. A atleta do Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) vai competir na prova de maratona, enquanto o corredor de Matosinhos, também da equipa dos “leões”, participa nos 100 metros.
No ciclismo, Raquel Queirós, estudante da FADEUP, vai estrear-se na competição olímpica. A jovem de 21 anos vai lutar por uma medalha na prova de Cross Country (XCO), uma modalidade de BTT.
Filipa Martins é mais uma representante da Faculdade de Desporto com o objetivo de deixar a sua marca em Tóquio. A atleta de Ginástica Artística conquistou a presença para os Jogos Olímpicos no Campeonato do Mundo da modalidade, em 2019.
Esta já é a segunda presença da portuense numa competição olímpica. Em 2016, no Jogos que decorreram no Rio de Janeiro, Filipa Martins obteve a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na Ginástica Artística, ao terminar o concurso completo na 37.ª posição
No Taekwondo, Rui Bragança, aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (U.Porto), vai participar na prova de -58 KG. O vimararanense detém a proeza do primeiro atleta português a vencer um combate de Taekwondo nos Jogos Olímpicos.
A representar a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), João Pedro Geraldo vai competir para arrecadar uma medalha no Ténis de Mesa. Natural de Mirandela, o português é, atualmente, jogador do TTF Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha.
Nas modalidades aquáticas, a natação, o remo e a vela contam com a participação dos restantes três estudantes da U.Porto. Ana Catarina Monteiro é a nadadora em ação e, a representar a FEUP, a vilacondense vai participar na prova dos 200 metros Mariposa.
Da mesma faculdade, Diogo Costa e Pedro Costa vão disputar uma medalha na modalidade de Vela 470. A dupla portuguesa assegurou a sua presença em Tóquio, no Mundial da Categoria que decorreu em março.
No Remo, Pedro Fraga da FADEUP é o único atleta em competição com ligações à U.Porto. O ex-remador do Sporting CP vai competir na prova de Double Scull peso ligeiro. Esta é a sua terceira participação em Jogos Olímpicos, depois de ter sido oitavo e quinto classificado em Pequim 2008 e Londres 2012.
Para além destes dez portugueses, a Comitiva Olímpica portuguesa conta com mais 81 atletas em Tóquio. Inicialmente qualificaram-se 92 representantes, mas Frederico Morais, do Surf, testou positivo à COVID-19 e falha assim os Jogos Olímpicos. A competição começa esta sexta-feira e estende-se até dia 8 de agosto.
Artigo da autoria de Francisca Santos