Connect with us

Desporto

Fim da jornada olímpica para os representantes da U.Porto

Published

on

Entre os 91 atletas portugueses em competição, os Jogos Olímpicos de Tóquio contaram com a presença de dez antigos e atuais estudantes da Universidade do Porto (U.Porto), que representaram o país em oito modalidades diferentes. Os atletas deram, na sexta-feira, por terminado o seu percurso na competição, que ficou marcada por uma prestação eximia. 

Salomé Rocha, antiga estudante de Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), fechou, esta sexta-feira, o seu percurso na Maratona, em 30º lugar, uma semana depois de Carlos Nascimento, atualmente a frequentar o mesmo curso, ter dado por concluída a sua prestação. O atleta do Sporting Clube de Portugal foi eliminado na primeira ronda dos 100 metros após ter terminado a prova no 45º lugar, com o tempo de 10,37.

No ciclismo, a portuguesa Raquel Queirós, igualmente de Ciências do Desporto, estreou-se na competição e carimbou  o 27.º lugar na prova de cross country. Também da FADEUP, mas na Ginástica Artística, Filipa Martins, que tinha sido 37.ª nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o melhor resultado luso de sempre na prova, selou, este ano, a 43.ª posição no All around, com 52.298 pontos.

Aluno na Faculdade de Medicina e participante na prova de -58 Kg de Taekwondo, Rui Bragança viu-se afastado da competição depois do adversário, que o venceu na primeira ronda, ter sido afastado nos “quartos”. O atleta tinha sido o nono classificado há cinco anos, no Rio.

João Pedro Geraldo, atual jogador de Ténis de Mesa do TTF Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, e estudante do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) também fez parte da comitiva olímpica portuguesa em Tóquio. O português, destinado para competir na prova de Ténis de Mesa em Equipas, em conjunto com Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro, acabou por ser suplente não utilizado, uma vez que a Seleção Nacional foi eliminada logo ao primeiro embate, nos oitavos-de-final, pela Alemanha.

Nas provas aquáticas, o destaque vai para Ana Catarina Monteiro. A finalista do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP participou na prova dos 200 metros Mariposa e, apesar de não ter subido ao pódio, a nadadora portuguesa fez história nos Jogos Olímpicos, ao tornar-se a primeira mulher portuguesa a atingir esta fase numa prova de natação. A jovem conseguiu o 14.º melhor tempo da qualificação (2.11,45) da terceira série e ficou no 11.º lugar, na sua estreia em Jogos Olímpicos. 

Na modalidade de Vela, a dupla Diogo Costa e Pedro Costa, antigos estudantes de Engenharia Civil da FEUP, tentaram disputar uma medalha na prova de Vela – classe 470. Os irmãos, vice-campeões mundiais, terminaram no 15.º lugar da competição. Os portugueses arrecadaram 104 pontos, menos 26 do que a embarcação que ocupou o décimo lugar, último posto que daria acesso à Medal Race.

No Remo, Pedro Fraga, mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo pela FADEUP, fechou o double-scull ligeiro no 13.º lugar, em conjunto com o parceiro de equipa, Afonso Costa. Na pista três, a dupla cumpriu os 2.000 metros de prova no Sea Forest Waterfront em 6.24,44 minutos, bateram o Chile e a Venezuela, mas por oito centésimos de segundos, os remadores falharam o acesso às meias-finais, reservada aos 12 melhores.

Destaque ainda para os treinadores Paulo Jorge Pereira e Paulo Fidalgo, dois alumni da FADEUP que foram importantes para o sucesso dos portugueses nestes Jogos Olímpicos. Ao serviço da Seleção Nacional de Andebol, os antigos estudantes da U.Porto conduziram os “heróis do mar” em Tóquio, mas os lusos acabaram por ficar pela fase de grupos. 

Para além dos treinadores de andebol, José Sousa Uva, ex-estudante da mesma faculdade, também esteve em evidência nestes Jogos Olímpicos depois de, ao lado de Patrícia Mamona, ter conquistado a prata, no Triplo Salto. O algarvio, natural de Faro, soma a sua terceira participação no maior evento desportivo como treinador da atleta “leões”. 

A participação portuguesa dos estudantes da U.Porto nos Jogos Olímpicos chega ao fim e os atletas regressam agora a casa. A ciclista Maria Martins fechou, este domingo, a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos. Portugal arrecadou, nesta edição dos Jogos, quatro medalhas olímpicas conquistadas no Triplo Salto por Pedro Pichardo (ouro) e Patrícia Mamona (prata), Jorge Fonseca no Judo (bronze) e Fernando Pimenta na Canoagem (bronze).

Artigo da autoria de Catarina Leite