Desporto

Hóquei: FC Porto derrota AD Valongo e está nas meias-finais da Elite Cup

Published

on

Depois de não ter sido realizada em 2020, devido à pandemia da COVID-19, a prova oficial de abertura da época 2021/2022 decorre, este fim de semana, em Tomar, sob a égide da Federação de Patinagem de Portugal (FPP). 

A competição abrange os oito melhores classificados da fase regular do Campeonato Nacional da primeira divisão da época transata: Sporting CP (Sporting CP), Futebol Clube Porto (FC Porto), Óquei Clube Barcelos (OC Barcelos), Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica), União Desportiva Oliveirense (UD Oliveirense), Sporting Clube de Tomar (SC Tomar), Associação Desportiva de Valongo (AD Valongo) e a Associação Juventude Viana (Juventude de Viana).

Detentor do título em 2019, o FC Porto deslocou-se ao Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, esta sexta-feira, para defrontar a AD Valongo, em jogo alusivo aos quartos de final da prova. Os “dragões” alinharam o cinco inicial com Xavi Malián, Gonçalo Alves, Carlo Di Benedetto, Rafa e Xavi Barroso, escolha do novo técnico portista Ricardo Ares. 

Domínio portista levou marcador folgado para o intervalo

O apito inicial do jogo ditou o começo da época e, desta forma, a Elite Cup é aproveitada pelas equipas para começar a ganhar ritmo e rotinas de jogo. Os portistas entraram mais fortes na partida e criaram a primeira oportunidade de perigo pelos patins de Carlo Di Benedetto. O francês assistiu Rafa que, dentro de área, só foi parado por uma excelente defesa do guarda-redes da AD Valongo. 

O marcador não demorou a ser inaugurado e, aos cinco minutos, apesar do remate de Gonçalo Alves ter sido travado, a defesa adversária não conseguiu afastar o perigo e na recarga, de meia distância, Carlo Di Benedetto marcou o primeiro golo da partida. Os “dragões” desbloquearam o marcador e foram protagonistas da maior parte das oportunidades de perigo.

Aos 12 minutos, Reinaldo Garcia comandou um contra-ataque portista que só foi parado em falta e acabou por culminar na atribuição de um cartão azul para Diogo Barata. Na cobrança da ação faltosa, Gonçalo Alves dilatou a vantagem para 2-0 com um remate potente. 

A primeira grande oportunidade de perigo do adversário só surgiu cinco minutos depois, mas os ferros da baliza de Xavi Malián impediram a festa dos homens do Valongo. A resposta dos “dragões” foi imediata e Xavi Barroso rematou do “meio da rua” para o canto superior da baliza, numa bola indefensável para Bernardo Mendes, guarda-redes adversário. 

O FC Porto mostrou ter fome de golo e chegou ao 4-0 através de uma grande jogada construída e finalizada por Reinaldo Garcia. O capitão dos “azuis e brancos” trabalhou muito bem frente ao defesa adversário, rodou e rematou junto ao capacete de Bernardo Mendes. A AD Valongo respondeu com uma oportunidade de perigo numa jogada entre dois jogadores, que deixou Diogo Barata em posição privilegiada, mas em frente à baliza acabou por não concretizar. 

Até ao final do primeiro tempo, o FC Porto podia ter aproveitado para aumentar a vantagem, mas Bernardo Mendes brilhou entre os postes. O guardião da AD Valongo travou uma bola parada cobrada por Di Benedetto e destacou-se durante os minutos em que os “dragões” estiveram em superioridade numérica. 4-0 era o resultado à ida para os balneários. 

Goleada fechada no segundo tempo

O primeiro minuto do segundo tempo deu à AD Valongo a oportunidade de furar as redes de Xavi Malián. Reinaldo Garcia cometeu uma falta que ofereceu um penálti ao adversário, mas, na cobrança, Rafael Bessa perdeu o duelo com o guarda-redes portista. O FC Porto soube reagir à perda de bola ao longo da partida e, ao minuto oito, Gonçalo Alves podia ter aumentado a vantagem através de uma bola parada, mas Bernardo Mentes foi mais forte. 

A mão cheia de golos surgiu de uma combinação entre Rafa e Di Benedetto. O português trabalhou bem frente ao adversário e assistiu o italiano que só teve de encostar para bisar na partida. A AD Valongo insistiu em construir jogadas de perigo ao longo do segundo tempo, mas as investidas ofensivas acabaram sempre travadas pela sólida defesa portista. 

Ao minuto 16, as grandes intervenções de Xavi Malián, a duas oportunidades de perigo protagonizadas por Diogo Barata, acabaram com as esperanças adversárias em chegar ao golo. Os minutos finais não tiveram grande história e o resultado final ficou carimbado em 5-0. 

Na próxima ronda, os “dragões” defrontam o vencedor do duelo entre o SL Benfica e a Juventude de Viana. O jogo das meias-finais está marcado para sábado, pelas 14:00h, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Artigo da autoria de Carolina Cardoso

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version