Connect with us

Desporto

Andebol: FC Porto vence Sporting CP e conquista Supertaça

Published

on

Depois de terem vencido as respetivas meias-finais, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) e o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) defrontaram-se, este domingo, para decidir o vencedor da Supertaça. No que toca à conquista deste troféu, os “dragões” são os atuais detentores do título, arrecadado em 2019, último ano em que se realizou a prova, frente ao Águas Santas. Já os “leões” não conquistam o troféu desde 2013.

“Dragões” sólidos no ataque e na defesa

Com o objetivo de renovar a conquista da Supertaça, o FC Porto entrou mais forte no encontro. Nos primeiros sete minutos da partida, os dragões conseguiram um parcial de 5-1 fruto da boa exibição da defesa portista que, por consequência, causou dificuldades ao ataque sportinguista.

O domínio era dos “dragões” e o marcador justificava essa supremacia: 12-6, a maior diferença pontual da primeira parte, à passagem do primeiro quarto de hora da partida. Até então, Victor Iturriza era o goleador dos “azuis e brancos”, enquanto Natán Suárez, reforço dos leoninos, era a dor de cabeça dos portistas.

Descontente com o rumo do jogo, Ricardo Costa, treinador do Sporting CP, tentou construiu uma defesa capaz de travar os ataques portistas e, embora tenha conseguido reduzir a distância no marcador, o FC Porto conseguiu voltar à margem dos seis golos, à passagem do minuto 23.

No entanto, já nos cinco minutos finais e fruto de várias exclusões, os “leões” conseguiram encurtar a desvantagem para um golo (18-17) , a um minuto do intervalo. Embora tenham conseguido um parcial positivo, nos segundos finais, dois golos do FC Porto voltaram a alagar a vantagem. 20-17 era o resultado no fim dos primeiros 30 minutos.

Nesta primeira meia hora, do lado dos “dragões”, Pedro Valdés, ex-Sporting CP, era o melhor marcador com quatro golos, enquanto do lado dos “verdes e brancos”, Natán Suárez continuava a ser o destaque com seis golos.

Nikola Mitrevski segura festa “azul e branca”

Com o resultado em aberto, devido ao ascendente “verde e branco” no final da primeira parte, o FC Porto voltou a entrar determinado em conquistar o troféu. À semelhança do início do encontro, foi o FC Porto que entrou mais forte e conseguiu impor o seu jogo. Os “leões” só conseguiram marcar para lá do terceiro minuto da segunda metade, muito devido à boa exibição de Nikola Mitrevski.

Apesar das oscilações no marcador, os “azuis e brancos” nunca perderam a liderança e chegaram mesmo a estar a sete golos de diferença (30-23/34-27). O guardião portista revelou-se uma peça fundamental desta segunda parte, tendo protagonizado mais de uma “mão cheia” de defesas. Embora a diferença no marcador fosse expressiva, Yassine Belkaid, guarda-redes sportinguista, também foi um dos destaques da partida.

Com uma clara superioridade durante toda a partida, o jogo terminou com a vitória do FC Porto por 34-29. Os destaques na concretização vão para Victor Iturriza, do FC Porto, e Natán Suárez, do Sporting CP, ambos com seis golos.

No final do encontro, Magnus Andersson, técnico dos “dragões”, mostrou-se orgulhoso do seus jogadores e contente pela conquista do primeiro troféu da época. “Jogamos bem, mas em alguns momentos cometemos alguns erros”, frisou.

Ricardo Costa, treinador dos “verde e brancos”, parabenizou os portistas que, na sua opinião, “foram superiores” aos seus jogadores. Embora o resultado tenha sido menos positivo, o português sublinhou o orgulho que sente nos seus jogadores e destacou a “passividade” como um dos fatores prejudiciais do resultado.

Com esta vitória, os “dragões” passam assim a ser os recordistas da prova, com um total de oito títulos conquistados. Depois da prova que abre a época competitiva, segue-se, no panorama nacional, o campeonato. No entanto, antes disso, o FC Porto começa a sua jornada na Liga do Campeões frente ao HC Motor Zaporozhye, num jogo agendado para dia 16, na Ucrânia.

Artigo da autoria de Francisca Santos