Desporto
Hóquei: OC Barcelos vence FC Porto e conquista Elite Cup 2021
O Óquei Clube de Barcelos (OC Barcelos) e o Futebol Clube do Porto (FC Porto) defrontaram-se, este domingo, no Pavilhão Municipal da Cidade de Tomar, para disputar a final da Elite Cup. Os barcelenses vinham de uma vitória por 5-7 frente à União Desportiva Oliveirense na meia-final, enquanto a equipa portista, detentora do título, chegava à final moralizada pelas duas goleadas sem resposta que conquistou nas eliminatórias da competição.
Equilíbrio e ineficácia dos “dragões”
O FC Porto entrou em campo com intenções de renovar o título, mas a formação barcelense rapidamente mostrou ao que vinha e, com pouco mais de um minuto de jogo, abriu o marcador. Após o bom trabalho individual do avançado Danilo Rampulla, o argentino assistiu Alvarinho que foi eficaz na hora da finalização. Logo aos seis minutos de jogo, a turma de Rui Neto podia ter alargado a vantagem, mas Xavi Malián, guarda-redes “azul e branco”, mostrou serviço e impediu o remate de Luís Querido da marca de penálti.
A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio. Os “dragões” mostraram alguma ineficácia na finalização, mas acabaram mesmo por empatar o jogo pelo stick de Reinaldo Garcia, a sete minutos do fim da primeira parte. A igualdade acabou por durar pouco e, quatro minutos depois, o OC Barcelos voltou a colocar-se em vantagem, após um remate forte de fora da área do avançado português Joca Guimarães. 2-1 era o resultado ao intervalo.
Superioridade barcelense e confirmação do resultado
No regresso dos balneários, o equilíbrio que reinou na primeira parte foi-se dissipando e a equipa de Barcelos começou a impor o seu jogo e a superiorizar-se ao adversário. Os barcelenses procuraram, desde cedo, sentenciar o resultado e, com apenas 20 segundos jogados na segunda parte, voltaram a marcar, desta vez por Danilo Rampulla, que, numa jogada individual, alargou para 3-1 a vantagem da sua equipa.
O FC Porto tentou voltar ao jogo, mas a ineficácia manteve-se de forma constante nas ofensivas “azuis e brancas”. Pelo contrário, a equipa de Barcelos voltou a marcar, desta vez de livre direto, após falta de Gonçalo Alves, a décima dos portistas no jogo. Darío Giménez não desperdiçou e bateu o guarda-redes Xavi Malián com muita tranquilidade.
A quatro minutos do final, a equipa do Óquei de Barcelos fez a décima falta e Carlo Di Benedetto concretizou o livre direto e reduziu para 4-2 a desvantagem portista. Se este golo podia reacender algumas esperanças na formação de Ricardo Ares, rapidamente desvaneceram. Os barcelenses concretizaram dois livres diretos, um após um cartão azul atribuído a Gonçalo Alves e outro pela 15ª falta portista. A forte eficácia alargou a vantagem para 6-2 e sentenciou a partida.
A 46 segundos do fim, houve ainda tempo para mais um golo do FC Porto, com Di Benedetto a bisar na partida para fechar o marcador. 6-3 foi o resultado final.
O OC Barcelos conquistou o primeiro título oficial da época e leva para Barcelos o seu primeiro troféu da Elite Cup. Segue-se agora a jornada inaugural do Campeonato Nacional onde as duas equipas voltam a defrontar-se, desta vez no Dragão Arena, casa dos “azuis e brancos”, no dia 18.
Artigo da autoria de Tiago Sousa