Desporto
Futsal: Portugal goleia Ilhas Salomão e garante lugar no oitavos de final do Mundial
Depois da uma vitória frente à Tailândia, a “seleção das quinas” defrontou, esta quinta-feira, a seleção salomonense em jogo alusivo à segunda jornada do grupo C do Mundial. Ao contrário de Portugal, as Ilhas Salomão saíram derrotados frente a Marrocos, no primeiro jogo.
Arranque à portuguesa
Depois de um arranque triunfante na prova, a seleção orientada por Jorge Braz procurou consolidar mais uma vitória, desta vez frente às Ilhas Salomão. Apesar da insistência do rival na área portuguesa, foram os portugueses que se mostraram presentes no encontro. Através de um remate rasteiro de Fábio Cecílio, aos quatros minutos, Portugal abriu o marcador. As Ilhas Salomão continuaram a pressionar a área portuguesa e a criar perigo. Em resposta ao golo português, o adversário rematou à baliza de Victor Hugo, guardião luso, mas a bola saiu por cima.
Apesar da intensidade das Ilhas Salomão, foi Portugal que voltou a sorrir, desta vez com um golo de Ricardinho que, assistido por Miguel Ângelo, aumentou para dois golos a vantagem de Portugal. A Seleção Nacional manteve o ataque organizado e fechou a primeira parte com mais um golo. Na sequência de um canto, um grande remate de André Coelho, que já tinha ameaçado a baliza de Anthony Talo, guarda-redes das Ilhas Salomão, colocou o resultado em 3-0.
Consolidação da vitória
Com o arranque da segunda parte, a Seleção Nacional aproveitou a vantagem para impor um ritmo mais lento no jogo. Nesta segunda metade, André Sousa foi aposta para a baliza portuguesa. A seleção de Vinicius de Carvalho, treinador das Ilhas Salomão, ainda tentou desconstruir a formação portuguesa, mas os esforços não foram suficientes para evitar o 4-0. Aos três minutos da segunda parte, João Matos assistiu André Coelho, que bisou na partida.
Dois minutos depois, a vantagem foi ampliada e um autogolo de Marlon Sia, na sequência de canto batido por Pany, colocou o resultado em 5-0. Portugal dominava o encontro e, a dez minutos do fim, e ao ritmo dos cânticos dos adeptos, a “seleção das quinas” fez o 6-0. Depois de um remate de primeira, Erick Mendonça, jogador português, voltou a fazer o gosto ao pé, algo que já tinha feito no jogo frente à Tailândia.
Portugal não quis despedir-se sem antes fazer o 7-0, algo que aconteceu a dois minutos do final, com um golo de Pany Varela. O jogador do Sporting Clube de Portugal rematou forte na frente do guarda-redes, num lance que fechou as contas da partida.
Em declarações no final do jogo, Jorge Braz referiu que o jogo foi equilibrado e organizado por parte da sua seleção. O técnico referiu que o objetivo era “vencer, “jogar bem” e chegar à fase seguinte. O português destacou ainda o apoio dos adeptos na bancada. “Até parece que estamos em casa”, rematou. Pany Varela, que encerrou o marcador com o sétimo golo da partida, também deixou algumas palavras e afirmou que ficaram “satisfeitos com o resultado volumoso” e também muito contentes por não terem sofrido golos.
De notar que este jogo foi de grande importância para Ricardinho que se tornou o jogador com mais jogos em Mundiais por Portugal, a par do seu 140º golo. Já Jorge Braz cumpriu o seu 154º jogo, tornando-se o selecionador de Futsal com mais jogos pela seleção portuguesa.
Com esta vitória e face ao empate do embate entre Marrocos e Tailândia, Portugal confirma a passagem aos “oitavos” da competição. Assim, até então, na classificação do Grupo C, Portugal soma seis pontos, contra quatro de Marrocos, um da Tailândia e zero das Ilhas Salomão. O seguinte adversário da seleção lusa é Marrocos, com quem os portugueses vão jogar este domingo, pelas 16:00h.
Artigo da autoria de Catarina Leite