Desporto

Hóquei: Portugal inicia Europeu com goleada frente à Alemanha

Published

on

Com o arranque da primeira jornada da competição, Portugal estreou-se, esta segunda-feira, no Campeonato Europeu, no Pavilhão Multiusos de Paredes, local onde decorre a competição, frente à Alemanha. No último Europeu, em 2018, Portugal perdeu na final frente à Espanha, adversária de ambas as seleções, enquanto a Alemanha caiu nos quartos de final.

Portugal destemido presente no encontro

No arranque da primeira parte, a seleção lusa não poupou esforços para tentar desbloquear o marcador. Com uma dinâmica muito forte, os portugueses sobrepuseram-se, desde cedo, à equipa germânica. No entanto, o domínio luso não impediu que a Alemanha causasse, por diversas vezes, perigo na área portuguesa.  

O primeiro momento de perigo surgiu do stick de Mats Zilken, o jogador mais perigoso dos alemães, que obrigou Ângelo Girão, guarda-redes português, a fechar a baliza e a manter-se alerta durante os minutos iniciais da partida. Apesar da dificuldade inicial em penetrar no bloco germânico, Portugal quebrou o muro com um remate de Gonçalo Alves, ao minuto oito, que deu o mote para o resto dos golos no primeiro tempo.

Após a primeira rotação da equipa, surgiu o segundo golo para Portugal, já com Telmo Pinto em campo. O internacional português aumentou a vantagem no marcador ao minuto 13. Com a Alemanha ainda a recuperar do 2-0, Jorge Silva surpreendeu ao sair da área e fez o 3-0.

Na esperança de tentar sair do sufoco causado por Portugal, a Alemanha de Tobias Wahlen, selecionador alemão, não abdicou do seu bloco mais recuado, com o objetivo de evitar que Portugal ganhasse mais terreno. No entanto, a primeira parte estava arrumada, com os lusos a mostrarem-se fortes e dominadores, com um estilo de jogo muito dinâmico e asfixiante. 3-0 era o resultado no marcador.

Triunfo português 

A segunda parte começou com mais um golo para a seleção lusa, nascido de uma excelente jogada de Gonçalo Alves, a bisar na partida. Não tardou muito a que a superioridade portuguesa se voltasse a impor. Logo ao minuto 29, também Jorge Silva voltou a bisar no encontro, seguido de um golo de Henrique Magalhães. Estava feita a meia dúzia (6-0).

Telmo Pinto fez o sétimo e, embora a Alemanha já demonstra-se notórias dificuldades, a entrada nos dez minutos finais foi feita com mais um golo português, numa belíssima prestação de Diogo Rafael. O jogador recuperou a bola em zona ofensiva e sem medo enfrentou Moritz Kreidewolf, guardião alemão, para fazer o oitavo golo português.

João Rodrigues ampliou a vantagem para o 9-0, ao minuto 47, em mais um excelente movimento ofensivo da formação lusa, e a dois minutos do final da partida, Rafa bateu, de novo, o guardião alemão e encerrou o marcador com um resultado de 10-0.

Em declarações, Renato Garrido conclui que foi uma primeira parte de anseios justificada por “talvez” este “ser o primeiro jogo”. Na segunda parte, o técnico luso afirmou que  “as coisas foram feitas com mais clarividência” e que o resultado conseguido foi importante e dá confiança para encarar o próximo jogo”.

Com esta vitória, os lusos somam os primeiros três pontos. Portugal volta a entrar em campo, esta terça-feira, dia 16, desta vez para defrontar a França, pelas 21h45. Os alemães, à data da publicação do artigo, já venceram a Andorra, na segunda jornada da competição.

Artigo da autoria de Catarina Leite

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version