Desporto
Hóquei: FC Porto goleia AD Valongo e segue invicto no campeonato
Após a pausa para o Europeu de seleções, o Futebol Clube do Porto (FC Porto), primeiro na classificação, recebeu, este domingo, a Associação Desportiva de Valongo (AD Valongo), sétima classificada, no Dragão Arena, em jogo a contar para a terceira jornada do principal escalão da modalidade. O último jogo dos dragões tinha sido realizado em outubro com uma vitória sobre a Associação Juventude de Viana.
“Dragão acende a chama” no final da primeira parte
O FC Porto entrou a todo o gás com Gonçalo Alves a abrir o marcador através de uma grande penalidade, consolidando o seu estatuto de melhor marcador. A AD Valongo causou perigo após o golo madrugador que, por consequência, levou a grandes intervenções de Xavi Malián, guardião portista. De destacar também o trabalho de Bernardo Mendes, guarda-redes visitante, pela boa prestação devido às rápidas saídas dos “azuis e brancos” para o ataque.
A muralha defensiva dos visitantes contribuía para que o FC Porto não marcasse mais golos. O FC Porto era a equipa que dominava o encontro, circulava bem a bola e mantinha a maior posse. No entanto, a AD Valongo investia sempre com perigo, mas Malián mantinha a baliza cerrada.
Num jogo com muitas faltas, Rafael Bessa caiu, foi mostrado o cartão azul a Carlos Ramos e a AD Valongo beneficiou de um livre direto. Na sequência dessa falta, Diogo Abreu igualou o marcador. Os “dragões” acordaram e Gonçalo Alves efetuou uma assistência primorosa para o golo de Rafa que devolveu a vantagem ao FC Porto.
A pouco minutos do intervalo, Xavi Malián impediu o empate da AD Valongo numa investida de dois para um. Na décima falta dos jogadores da cidade de Valongo, Gonçalo Alves beneficiou de um livre direto que só foi convertido na recarga. A poucos segundos do final da primeira parte, Carlo Di Benedetto marcou o quarto golo da formação da casa. 4-1 era o resultado ao intervalo.
Valongo reage, mas FC Porto consolidou a supremacia
A segunda parte começou equilibrada, com ataques perigosos para ambas as equipas. Telmo Pinto faturou o quinto golo para a equipa da casa numa “picadinha” de grande categoria. O FC Porto continuava a trocar a bola e a manter uma posse equilibrada, de maneira a manter o esférico longe da equipa da AD Valongo.
Os visitantes beneficiaram de um livre direto, após a décima falta da equipa da casa, mas Malián continuava a demonstrar uma grande segurança entre os postes e efetuou uma grande defesa ao remate de Diogo Abreu. Os homens da AD Valongo reagiram ao resultado negativo e Facundo Navarro reduziu a desvantagem para 5-2, com um grande remate. Os visitantes continuavam a forçar a defensiva portista, mas o FC Porto mantinha o controlo do jogo.
Previa-se um encontro de sentido único, mas a equipa visitante continuava as investidas ofensivas à baliza do guarda-redes portista que “não deixava passar nada”. A oito minutos do fim, o FC Porto aumentou a vantagem com um ataque organizado de dois para um e concluído com muita categoria e qualidade por Ezequiel Mena. O resultado foi ampliado para 7-2 após um livre direto convertido por Di Benedetto.
Após a pausa técnica pedida pelo treinador visitante, o jogo manteve-se calmo, sem ataques perigosos para ambas as equipas, com os “azuis e brancos” a dominarem o final da segunda parte. O encontro terminou com um resultado de 7-2.
No final do jogo, Ricardo Ares, treinador do FC Porto, admitiu que está “satisfeito com muitas coisas”. O técnico salientou a dificuldade do encontro frente a um adversário que “está a fazer uma excelente época”. “Nos momentos-chave fomos eficazes e conseguimos os três pontos”, declarou.
Edo Bosch, treinador da AD Valongo, afirmou que o resultado não era condizente com a prestação da sua equipa, devido à derrota muito pesada num jogo que, na sua opinião, foi bem conseguido.
Com este resultado os “dragões” consolidam a liderança da tabela classificativa, já a equipa de Valongo ocupa o sétimo lugar. Na jornada seguinte, o FC Porto visita, na quarta-feira, o Hóquei Clube de Braga, nono classificado, enquanto o AD Valongo recebe, no mesmo dia, a formação do Óquei Clube de Barcelos, que se encontra no quarto lugar.
Artigo da autoria de Diogo Esteves