Connect with us

Desporto

Andebol: FC Porto derrotado pelo FC Barcelona na Catalunha

Published

on

O Futbol Club Barcelona (Barcelona) voltou a encontrar o Futebol Clube do Porto (FC Porto), esta quinta-feira, em jogo a contar para a Fase de grupos da Liga dos Campeões EHF. 

De salientar o regresso de Luka Cindric ao plantel catalão. No anterior encontro, o jovem jogador não fez parte das opções do treinador, num jogo que ficou marcado pelo empate a 33 golos, empate esse que os “dragões” esperavam “vingar” na nona jornada. 

Superioridade catalã

Os atuais campeões em título, ao comando de Carlos Ortega, treinador do Barcelona, entraram no jogo com garra e ambição e, de forma rápida, deixaram os “azuis e brancos” para trás no marcador. Em poucos minutos estava feito o 4-0. Após o pedido de time-out pedido por Magnus Andersson, o FC Porto mostrou-se menos disperso e António Areia marcou o primeiro golo pelos “dragões”, aos seis minutos da partida. 

No entanto, o esforço portista não foi suficiente para superar a vantagem catalã. A menos de dez minutos do fim da primeira parte, o FC Barcelona já levava uma vantagem de sete golos de diferença face aos “dragões”. Estabelecido o 14-7, tornou-se mais difícil para os “azuis e brancos” lutar pelo resultado, apesar dos esforços coletivos para tal.

Fábio Magalhães, um dos homens em destaque na partida, ainda tentou ameaçar as redes de Gonzalo Pérez de Vargas, guarda-redes do FC Barcelona, mas este  mostrava-se quase imbatível entre os postes. 

Nem mesmo o cartão vermelho mostrado ao guarda-redes catalão, na sequência de um choque com o portista Diogo Branquinho, permitiu ao FC Porto de crescer na partida. O FC Barcelona deu uso ao seu poder ofensivo, dilatou a vantagem e o jogo acabou por seguir para intervalo com um resultado de 20-13 no marcador.

FC Barcelona  abrandou o ritmo, mas FC Porto já não conseguiu acompanhar

A vantagem arrancada pelos espanhóis na primeira parte do encontro ditou o resto do jogo. A equipa portista ainda tentou aproximar-se no marcador, na esperança de terminar a partida com pelo menos um empate, à semelhança do último encontro frente aos espanhóis. No entanto, a equipa de Magnus Andersson não teve tanta sorte.

No regresso à partida, Leonel Maciel guardou com a baliza mesma intensidade dos homens da casa, em substituição a Pérez de Vargas, o que não tornou fácil a tarefa portista de quebrar a barreira espanhola. Apesar dos esforços dos “dragões” e da aparente redução de ritmo do FC Barcelona, a equipa “azul e branca” não teve forças suficientes para romper a prestação catalã. 

Cindric e Aleix Gomez Abello, jogadores em destaque pelo lado catalão, continuavam a dilatar o marcador e a dar alegrias aos Barcelonistas presentes nas bancadas. Do lado do FC Porto, Pedro Cruz e Fábio Magalhães davam cartas pela equipa” azul e branca”. A partida acabou por terminar  com um último golo de Fábio Magalhães, o oitavo para o jogador, e uma vantagem de sete golos para o Barcelona. 38-31 foi o resultado no final.

Com este resultado, o FC Barcelona sobe ao quarto lugar do grupo G, com 11 pontos, os mesmos do Paris Saint-Germain, que ocupa o terceiro lugar, e menos três do que o VIVE Kielce, que ocupa a liderança da tabela classificativa. O FC Porto soma agora duas vitórias, um empate e seis derrotas e é sétimo classificado, com cinco pontos.

Os “dragões” voltam a entrar em campo já no domingo, às 19h00, frente à Associação Desportiva Sanjoanense, em S. João da Madeira, em jogo a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional. Para a Liga dos Campeões EHF, os portistas voltam ao Dragão Arena, na quinta-feira, 9 de dezembro, para defrontar o VIVE Kielce.

Artigo da autoria de Catarina Leite