Connect with us

Desporto

Hóquei: FC Porto vence Sporting CP e conquista Taça Intercontinental

Published

on

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) defrontou, este domingo, o rival Sporting Clube de Portugal (Sporting CP), em jogo alusivo à segunda mão da Taça Intercontinental. O primeiro jogo da prova sorriu aos portistas que, no Pavilhão João Rocha, casa leonina, esperavam repetir o feito e conquistar assim a sua primeira Taça Intercontinental. 

“Leões” decididos a mudar o rumo da eliminatória

As duas equipas entraram muito bem naquele que foi um jogo muito vivo e dinâmico. O FC Porto adiantou-se no marcador aos dois minutos por intermédio de Carlo Di Benedetto. A jogada individual do italiano, que conduziu a bola do corredor lateral para o centro do terreno, rodou sobre o guarda-redes Ângelo Girão e rematou para dentro das redes adversárias, levou ao primeiro golo da partida. 

A resposta do Sporting CP foi quase imediata e Alessandro Verona igualou o marcador. O jogador italiano não ficou atrás do compatriota e, numa jogada individual, rodou por trás da baliza de Xavi Malián, rematou e surpreendeu o guarda-redes portista. Os “leões mostraram-se superiores no primeiro tempo e pouco depois do décimo minuto de jogo chegaram ao 3-1 no marcador através de Toni Pérez e João Souto. 

Ao minuto 12, Carlo Di Benedetto foi expulso do jogo depois de atingir Gonzalo Romero com o stick. A infelicidade não travou os portistas que, apesar de terem estado a jogar em inferioridade numérica durante cinco minutos, voltaram a marcar. Numa jogada individual, o capitão Reinaldo Garcia aproveitou o espaço oferecido pelos lisboetas e avançou no campo até furar as redes de Girão. 

Os guardiões das duas equipas estiveram em grande destaque ao longo da primeira metade, mas Malián teve mais trabalho, fruto da necessidade do Sporting CP “correr” atrás do número de golos para decidir a eliminatória. Logo após acabar o tempo em inferioridade numérica , os “leões” alargaram a vantagem. O passe de Ferran Font do corredor direito encontrou Toni Pérez e, em frente a Malián, o sportinguista só teve de encostar. 4-2 era o resultado ao intervalo. 

“Dragões” travaram “leão” com fome

Ainda decorria o primeiro minuto do segundo tempo quando Toni Pérez fez o 5-2. O espanhol apareceu novamente na cara de Malián e empatou a eliminatória. O FC Porto respondeu e, ao minuto cinco, numa saída rápida, Rafa rematou da lateral com pouco ângulo e surpreendeu Ângelo Girão. 

O clássico registou um desequilíbrio anormal a nível de faltas: ao minuto sete os “leões” contavam com nove faltas e os “dragões” com apenas uma. O FC Porto podia ter chegado ao quarto golo na sequência da décima falta do Sporting CP, mas Gonçalo Alves falhou o livre. 

Ao minuto nove a eliminatória ficou, de novo, empatada. O remate de Gonzalo Romero desviou em João Souto e levou o Pavilhão João Rocha a acreditar vivamente na conquista do troféu. No entanto, Xavi Barroso levou embora as esperanças dos “verdes e brancos”. A stickada forte do espanhol colocou o FC Porto mais perto de vencer a competição. 

Ao minuto 20, uma grande jogada individual de Gonçalo Alves, que fintou Gonzalo Romero e rematou para dentro da baliza de Girão, selou o encontro (6-5). Nos últimos minutos, o Sporting CP ainda tentou entrar de novo na eliminatória e pressionou os “azuis e brancos” com vários remates, mas não foi o suficiente. 

O FC Porto venceu por 6-5 e conquistou a Taça Intercontinental de Clubes, o seu primeiro título mundial na história da modalidade. Com o resultado de 6-3 na primeira mão, a soma de golos sorriu aos “dragões” (11-9).

No final do encontro Ricardo Ares, treinador dos “dragões” admitiu o “sentimento de orgulho” pela conquista de “um troféu inédito para o clube”. O técnico portista considerou que o FC Porto “não fez um bom jogo desde o início” mas que a “grande exibição” no Dragão Arena, na primeira mão da eliminatória,  valeu o título aos “azuis e brancos”.

Os “dragões” voltam a entrar em campo no dia 8 de janeiro, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, frente ao Óquei de Barcelos, em jogo alusivo à 14.ª jornada do Campeonato Nacional.Os “leões” defrontam, ainda em dezembro, a Juventude de Viana em encontro alusivo à mesma competição.

Artigo da autoria de Carolina Cardoso