Desporto
Basquetebol: FC Porto abre 2022 com uma vitória frente à Ovarense
Depois do triunfo no clássico, a meio da semana, frente ao Sporting Clube de Portugal, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) defrontou, este domingo a Associação Desportiva Ovarense (Ovarense) em jogo alusivo à 14º jornada. De salientar que à partida para o encontro, os “dragões” encontravam-se na segunda posição da tabela classificativa.
Primeira parte pintada de “azul e branco”
Os “azuis e brancos” entraram em campo confiantes e, através do sucesso na finalização dos primeiros lançamentos, assumiram logo a liderança no marcador. A consistência tanto a nível ofensivo como defensivo foi um dos fatores que permitiu ao FC Porto distanciar no resultado e superar a Ovarense.
A efetividade dos jogadores de Moncho López, treinador portista, na execução da defesa do bloqueio direto, permitiu colocar um entrave ao jogo da equipa de Ovar e controlar a partida de forma serena. A partilha da bola no ataque entre o jogo interior e exterior revelou-se uma estratégia eficiente para este confronto com a Ovarense.
Apesar de no segundo quarto o visitante ter começado a recuperar, a determinação não foi suficiente para alcançar os “dragões” e igualar o resultado. A prestação na linha de triplo fez com que os favoritos não deixassem os aveirenses colocar o marcador em risco. Aos 17 minutos da partida o FC Porto já tinha estabelecido uma diferença de 20 pontos, o que mostra que os portistas estavam determinados em não perder a liderança do jogo. A equipa “azul e branca” foi para o intervalo a ganhar por 43-25.
Um jogo mais equilibrado
Na segunda parte o fulgor ofensivo foi uma característica constante no jogo do FC Porto, destacando os jogadores: Max Landis, Rashard Odomes e Brad Tinsley da linha dos três pontos.
A equipa da Ovarense entrou mais focada e conseguiu, nos primeiros minutos, acompanhar os pontos dos caseiros, devido ao jogo mais apático dos “azuis e brancos” a nível defensivo, mas não foi o suficiente. Após o desconto de tempo pedido pela equipa técnica da casa, aos seis minutos, o FC Porto alterou a defesa a campo inteiro, entrou mais agressivo e constante, disparando de novo a vantagem entre as duas equipas.
O treinador da equipa “azul e branca” apostou num jogo mais interior, dentro da caixa, e os ressaltos ofensivos e defensivos conseguidos pelos postes proporcionaram-lhes segundas oportunidades de lançamento. Findo o quarto e último período do encontro, o resultado ficou fixado em 80-62.
Os “azuis e brancos” garantiram a 11ª vitória no campeonato e mantiveram-se no segundo lugar, à semelhança da Ovarense, que continuou no sexto posto.
No final da partida, Moncho López, salientou que a formação da Ovarense jogou muito bem, apesar de estar sem um jogador fundamental para a equipa. O treinador portista acrescentou ainda que o FC Porto se debateu positivamente a nível ofensivo como defensivo, mas a consistência na segunda parte tinha de ter sido um fator mais presente durante a exibição.
O FC Porto volta a entrar em campo no sábado, dia 8, às 18:00h em Coimbra, frente à Associação Académica de Coimbra. A Associação Desportiva Ovarense defronta a União Desportiva Oliveirense, dia 5, pelas 21:00h.
Artigo da autoria de Leonor de Castro Carvalho