Desporto
Basquetebol: FC Porto cai nas meias-finais frente ao Sporting CP
O Futebol Clube do Porto (FC Porto) defrontou o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP), este sábado, em jogo a contar para a Taça Hugo dos Santos. Os primeiros e segundos classificados do Campeonato Nacional protagonizaram mais um embate, repetindo a final da edição transata da competição onde os portistas conquistaram o troféu.
Primeira parte marcada pela reviravolta
As equipas entraram em campo com o intuito de carimbar a passagem à final e, de forma rápida, percebeu se que seria um jogo bem disputado. Desde o primeiro minuto que “dragões” e “leões” ombrearam entre si, onde as alternâncias no marcador foram constantes.
Contudo, o Sporting CP conseguiu chegar ao fim do primeiro período a vencer (23-16), fruto de uma defesa agressiva, com cinco roubos de bola, e de um maior acerto no capítulo do lançamento, face ao conjunto comandado por Moncho López, técnico do FC Porto.
Os portistas entraram para o segundo período mais assertivos, aceleraram o seu jogo e provocaram sérios problemas à turma de “verde e branca”. O FC Porto recuperou no marcador, apostou nas transições rápidas, na inspiração de Max Landis, e alcançou um parcial de 17-1. Esta magnífica reviravolta obrigou Luís Magalhães, treinador do conjunto sportinguista, a pedir um tempo de desconto para chamar à atenção dos seus pupilos.
Os “leões” esboçaram uma reação e equilibraram as contas no marcador, mas o resultado no fim da primeira parte era favorável ao conjunto “azul e branco”, 37-40.
Terceiro período decisivo
Na segunda metade, o Sporting CP cedo demonstrou que regressava dos balneários com a lição bem estudada. Com um começo de terceiro período a todo o gás, o conjunto leonino foi mais eficaz a nível ofensivo e depressa recuperou a desvantagem que trazia da primeira parte.
Aliado a uma melhoria substancial dos “verde e brancos”, a lesão de um dos jogadores mais influentes da equipa portista, Max Landis, alavancaram os lisboetas para um terceiro quarto de grande qualidade. Para o derradeiro período, o Sporting CP partia com uma vantagem de seis pontos, 63-57.
Nos últimos dez minutos, o equilíbrio manteve-se. Com o FC Porto a procurar ataques rápidos e cirúrgicos de forma a conseguir passar para a frente do marcador e o Sporting CP a apostar em ataques mais prolongados. Os dois conjuntos mantiveram uma distância quase inalterável até ao fim da partida. 82-76 foi o resultado final, favorável aos “leões”.
No capítulo individual, Micha Downs do Sporting CP, com 19 pontos e cinco ressaltos, Max Landis, com 17 pontos e Miguel Queiroz com 10 pontos e 14 ressaltos, foram figuras de destaque neste embate em Sines.
No final do jogo, Moncho López realçou a justa vitória do rival que, apesar do equilíbrio, admitiu que o Sporting CP “foi dominador no terceiro quarto”. O técnico portista destacou ainda a boa prestação de Micah Downs, que foi uma dor de cabeça para o conjunto “azul e branco”.
Com esta vitória, o conjunto leonino vai defrontar na final, este domingo, dia 23, em Sines, o Sport Lisboa e Benfica, que venceu a União Desportiva Oliveirense na outra meia-final da competição, por 97-91. Os “dragões” recebem o Illiabum para o Campeonato Nacional, dia 29 de janeiro, no Dragão Arena.
Artigo da autoria de Duarte Alves