Desporto

Basquetebol: FC Porto vence Vitória SC e soma sexta vitória consecutiva

Published

on

Depois da derrota frente ao Sporting Clube de Portugal na Taça Hugo dos Santos, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou ao Dragão Arena, e ao campeonato, para defrontar o Vitória Sport Clube (Vitória SC). Em pontos quase opostos da tabela classificativa, os “dragões” partiam para o encontro nos lugares cimeiros, enquanto os vimaranenses na zona de despromoção.

Domínio total “azul e branco”

O jogo começou como terminou, o FC Porto arrancou dominante e dificultou a tarefa aos vimaranenses que, apesar dos esforços, viam os portistas consolidar a vantagem desde os primeiros minutos. Aliás, bastaram dez  segundos para a equipa da casa se pôr em vantagem na partida por intermédio de Rashard Odomes, ainda antes do primeiro toque na bola dos visitantes.

Finalização não foi um problema e, no final do primeiro período, eram já 43 os pontos somados no marcador, com o FC Porto a registar uma vantagem de 28-15 que fazia adivinhar a larga vantagem final. 

No segundo período, a tendência não só se manteve como se agravou e os portistas, confiantes e bem organizados, aumentaram o fulgor ofensivo e dilataram a vantagem. Apesar de alguma dificuldade na penetração na área e no ataque ao cesto da equipa do Vitória SC, é de destacar a eficácia dos vimaranenses na linha de três pontos que fizeram deste o período com mais pontos da equipa de Guimarães.

Ao intervalo, com 58-38 no marcador, quase um terço dos pontos dos visitantes tinham origem para lá da linha de triplo.

Consumação da vitória e protagonista inesperado

A segunda parte não trouxe grandes novidades. O FC Porto, apesar da vantagem, não desarmou e manteve-se dominante. O mérito coletivo foi todo da equipa treinada por Moncho López, mas, se falarmos de individualidades, o destaque vai para Malcolm Drumwright. O base norte-americano do Vitória SC era, no final do terceiro período, o mais pontuado do jogo com 20 pontos, mais de um terço dos pontos da sua equipa. 85-55 era o resultado no fim do terceiro período.

O domínio foi constante e o quarto período foi mais um para engordar o resultado. O FC Porto imprimiu um ritmo de tal modo elevado que, quem não olhasse para o resultado, poderia pensar que lutavam ainda pela vitória. 

A pouco mais de quatro minutos do fim soou, no Dragão Arena, a buzina dos 100 pontos, após uma sequência de dois triplos de Tiago Almeida e um triplo e um afundanço de Francisco Amarante. Nos quatro minutos finais, o ritmo acabou por baixar e o FC Porto saiu vencedor da partida e somou assim a sexta vitória consecutiva. 109-75 foi o resultado final.

De um ponto de vista individual, o destaque, do lado portista, vai para o MVP (Jogador mais valioso)) Rashard Odomes, que terminou a partida com 21 pontos, seis ressaltos e duas assistência e, também, para Tiago Almeida, jovem de 18 anos, que concretizou 13 pontos (três lançamentos concretizados) e quatro ressaltos nos 13 minutos que esteve em campo.

Do lado vimaranense, o destaque vai, para além do já referido Drumwright, para o português André Bessa que saiu do Dragão Arena com 13 pontos, seis ressaltos e quatro assistências.

No final do jogo, Moncho López, técnico “azul e branco”, lembrou as baixas na equipa do Vitória SC e a aposta num jogo “com muita intensidade e com todos a participar” como chave para a vitória. Aproveitou também para deixar duras críticas à reformulação do calendário do Campeonato Nacional que deixará, novamente, a equipa sem jogar durante três semanas. 

“Há um desconforto muito geral. Tenho falado com alguns treinadores e são incompreensíveis as alterações do calendário com o campeonato a decorrer. Pelo que tenho percebido, nenhum treinador está satisfeito com isto.”, concluiu.

Miguel Miranda, treinador do Vitória SC, considerou que a exibição defensiva da sua equipa “não foi a mais bem conseguida”, mas relembrou os 75 pontos marcados, um registo que considerou positivo. O técnico salientou que agora o foco no próximo jogo frente ao Imortal Basket Club.

O FC Porto volta a jogar daqui a três semanas, a 5 de março, frente ao Sport Lisboa e Benfica, segundo classificado, em jogo a contar para o campeonato e o Vitória SC visita o Imortal Basket Club, nono classificado, a 19 de fevereiro.

Artigo da autoria de Tiago Sousa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version