Desporto
Andebol: FC Porto perde e dificulta contas na Liga dos Campeões
Depois de uma vitória frente ao Xico Andebol a contar para o campeonato, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) voltou a entrar em campo para defrontar o Clubul Sportiv Dinamo Bucuresti (CS Dinamo București) em jogo a contar para a Liga Dos Campeões EHF. Os dois últimos classificados do grupo B procuravam vencer para subir na tabela e garantir um lugar na fase seguinte da competição.
Romenos em força nas bancadas e dentro do campo
Com o setor dos adeptos visitantes do Dragão Arena cheio e a apoiar do princípio ao fim, a equipa visitante começou melhor e a mostrar facilidade na chegada à baliza. Os romenos abriram o marcador, estiveram com quatro golos de vantagem por mais do que uma vez e puseram-se apenas uma vez em posição de desvantagem nos primeiros 30 minutos.
Apesar do ascendente inicial do CS Dínamo Bucuresti, o FC Porto respondeu bem e conseguiu anular a vantagem romena. Depois de se ver numa desvantagem de 8-4, os “azuis e brancos” foram somando boas ações ofensivas, consolidaram-se na defesa e a quatro minutos do fim da primeira parte, pela mão de Djibril M’Bengue, chegaram ao 10-10.
Os “dragões” ainda sofreram o 10-11, mas não estiveram em desvantagem por muito mais tempo. Depois de duas grandes defesas, Nikola Mitrevski, guarda-redes portista, marcou de uma baliza à outra e empatou o jogo.
A pouco menos de dois minutos do fim da primeira parte, António Areia faturou e colocou, pela primeira vez na partida, a equipa da casa na frente do marcador. A vantagem demorou a chegar, mas rápido se desvaneceu. Logo depois, e a poucos segundos do final da primeira parte, o CS Dinamo Bucuresti voltou a empatar pela mão de Alex Garcia. 12-12 era o resultado ao intervalo no Dragão Arena.
Máxima intensidade e superioridade visitante
Depois de trinta minutos muito equilibrados e intensos, a segunda parte prometia manter o nível de uma grande noite europeia. E assim foi. As duas equipas vieram motivadas do intervalo e, mais organizadas e concretizadoras, proporcionaram um grande espetáculo.
Mais uma vez, os visitantes entraram melhor no jogo. A equipa de Bucareste não cedeu na defesa e não permitiu que os “dragões” se colocassem em vantagem. Nos primeiros minutos, a diferença no marcador parecia não ultrapassar um golo, mas os romenos acabaram por romper o equilíbrio pontual e abrir uma vantagem de três golos sobre o FC Porto. Em três minutos, Eduardo Martínez, Raul Nantes e Khalifa Ghedbane faturaram e deixaram o Dínamo de Bucareste mais confortável na partida.
Aos portistas restava correr atrás do prejuízo e colmatar os danos e foi isso mesmo que a turma de Magnus Andersson fez. Nem cinco minutos tinham passado no cronómetro do Dragão Arena e o FC Porto já tinha igualado tudo outra vez. O marcador apontava 22-22 e estava tudo em aberto para os últimos 15 minutos do encontro.
O quarto de hora final foi equilibrado e jogado com grande intensidade. De parte a parte as equipas eram felizes na finalização e a diferença, mais uma vez, mínima .
Ainda que se tenha visto quase sempre a correr atrás do resultado, o FC Porto esteve em vantagem em dois momentos: 27-26 após golo de Fábio Magalhães e o 28-27 pela mão de Rui Silva. O esforço portista, apesar disso, não foi suficiente e, pouco menos de dois minutos depois, o CS Dinamo Bucuresti já havia dado a volta ao resultado e recuperado a vantagem no marcador até ao fim do jogo. 31-32 foi o resultado final.
Do ponto de vista individual, o destaque, do lado portista, vai para o português Fábio Magalhães, autor de seis golos dos “azuis e brancos”. Do lado da equipa de Bucareste, os destaques individuais vão para o espanhol Alex Pascual que marcou seis golos e para o francês Cedric Sorhaindo que em cinco remates fez cinco golos.
No final do jogo, Magnus Andersson, técnico portista, apontou “alguns pormenores e falhas na finalização” como razões para a derrota dos portistas. O técnico considerou que “os portistas queriam e mereciam” outro resultado, mas relembra que “nada está perdido”.
Com este resultado os “dragões” trocam de posição com o CS Dinamo Bucuresti e estão agora na última posição do grupo B.
A equipa do FC Porto volta a entrar em campo no domingo, dia 27, frente ao Vitória Futebol Clube em jogo a contar para o Campeonato Nacional. Na Liga dos Campeões EHF, enfrenta na jornada seguinte, dia 2 de março, os alemães do Flensburg, enquanto o CS Dinamo Bucuresti recebe o Paris Saint-Germain, no dia 3 de março.
Artigo da autoria de Tiago Sousa