Desporto
Basquetebol: FC Porto vitorioso frente à UD Oliveirense
Com o objetivo de continuar a sequência vitoriosa, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu o quarto classificado, a União Desportiva Oliveirense (UD Oliveirense, este sábado, antes de começar a segunda fase da competição.
Desnorte Portista
O FC Porto entrou em campo com a consciência de que seria um jogo complicado, frente a uma equipa competitiva como a UD Oliveirense e, desde cedo, ficou explícito que não seria uma tarde sossegada para os “azuis e brancos”.
No primeiro período, apesar do equilíbrio, a equipa visitante acabou mesmo por ganhar vantagem face ao FC Porto. A equipa de Oliveira de Azeméis explorou o jogo interior, conseguiu ganhar vantagem no marcador e fixou o resultado em 14-18 ao fim dos primeiros dez minutos.
No segundo quarto, a UD Oliveirense foi mais forte no plano ofensivo. Conseguiu uma vantagem de 11 pontos, no decorrer do período, o que obrigou o técnico espanhol Moncho Lopez, do FC Porto, a pedir um desconto de rempo de forma a arranjar uma fórmula capaz de atenuar a desvantagem pontual. Com uma ligeira melhoria na equipa, os “azuis e brancos” conseguiram aproximar-se da UD Oliveirense e fixaram o resultado no fim da primeira parte em 31-37.
Emoção até ao fim
O começo da segunda parte foi a continuação do desacerto portista. Após dois turnovers, e já com uma desvantagem na casa das dezenas, o treinador portista foi, de novo, chamado a intervir. Com naturalidade, as melhorias começaram a surgir na equipa “azul e branca”, contudo a UD Oliveirense mostrava-se inspirada e, ao leme de Colter, base norte-americano, dificultava ao máximo a tarefa da equipa da casa. À entrada do derradeiro período, o resultado estava nos 54-58, favorável aos visitantes.
No primeiro minuto do quarto período, o FC Porto conseguiu empatar a partida, com dois tiros certeiros da linha de três pontos e, de seguida, Morrison colocou a equipa da casa na frente do marcador. Estava lançado o mote para um grande final de partida. Esta avalanche ofensiva dos portistas obrigou João Figueiredo, treinador da UD Oliveirense, a pedir um desconto de tempo para intervir e chamar os seus jogadores ao banco. Era obrigatório arranjar uma solução para travar este começo de período de grande qualidade por parte da formação “azul e branca”.
Até ao fim da partida, a formação portista esteve na frente do marcador. Acutilantes na defesa e com a preocupação em gerir o tempo no ataque,a vitória acabou por se confirmar. No entanto, o último ataque do encontro, com as duas equipas separadas por um ponto, pertenceu à equipa visitante, com 20 segundos para jogar, mas os homens da formação de Oliveira de Azeméis não conseguiram concretizar. O resultado final foi de 77-76.
No plano individual, Derrick Colter (UD Oliveirense), com 20 pontos, e Rashard Odomes (FC Porto), com 17, foram os grandes protagonistas do encontro e corresponsáveis por uma tarde de emoções fortes num Dragão Arena bem composto.
Após o encontro, o treinador “azul e branco” felicitou a sua equipa por ter terminado a primeira fase apenas com uma derrota, enaltecendo as boas exibições frente aos concorrentes diretos, com uma nota de agradecimento aos adeptos que foram incansáveis no apoio à equipa portista.
Os “azuis e brancos” terminam a primeira na terceira posição e a equipa de Oliveira de Azeméis logo depois, no quarto lugar. O compromisso que se segue é novamente frente à UD Oliveirense, na primeira jornada do Grupo A, da segunda fase do campeonato, no Dragão Arena, a 3 de Abril, pelas 17h00.
Artigo da autoria de Duarte Alves