Desporto

Basquetebol: FC Porto vence Sporting CP em Lisboa e sobe na tabela

Published

on

Após o deslize contra o Sport Lisboa Benfica (SL Benfica) na jornada anterior, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou às vitórias no campeonato, desta feita contra o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP). A turma de Alvalade somou a terceira derrota consecutiva e continua assim a sua maré de maus resultados, algo raro desde o seu regresso à modalidade.

Equilíbrio total

O Sporting CP partiu para este jogo com uma ausência de peso. Travante Williams, destaque dos “leões”, ficou de fora devido a uma lesão muscular nos gémeos.  Os “azuis e brancos” tinham como objetivo ultrapassar a turma de Alvalade nesta jornada e, para cumprir, entraram com muita confiança em campo. Esta confiança traduziu-se num começo muito forte por parte do FC Porto, que conseguiu explorar algumas das fragilidades do Sporting CP.

Os visitantes adiantaram-se,desde logo, no marcador com uma vantagem de oito pontos. No entanto, ainda no final do primeiro período, o Sporting conseguiu recuperar e chegar ao fim a perder apenas por dois pontos

Um dos pontos de maior destaque nos primeiros dez minutos foi a eficácia da linha de triplo. O FC Porto chegou ao final do 1º quarto com uma eficácia de 43% enquanto os “verde e brancos” só tinham convertido uma das nove tentativas. 

Na entrada para o segundo período o Sporting CP emendou alguns erros e beneficiou de alguma falta de eficácia da equipa portista, em particular nos lançamentos de dois pontos. Conseguiu, assim, concretizar a reviravolta e adiantar-se no marcador pela primeira vez neste encontro, indo para o intervalo com uma vantagem mínima. 36-35 era o resultado no fim dos primeiros vinte minutos.

Entrada forte dos visitantes resolve o jogo

Contudo esta vantagem não duraria muito tempo, com o FC Porto a ter, mais uma vez, uma entrada fortíssima no terceiro período, e a adiantar-se rápido no marcador. Os “dragões” recuperaram a eficácia que lhes tinha escapado no período anterior e aproveitaram alguma passividade demonstrada pela equipa do Sporting CP e, chegaram ao final deste quarto com uma vantagem de sete pontos (50-57). 

No último período, os orientados de Luís Magalhães, treinador leonino, ainda chegaram a acreditar numa possível reviravolta. Reduziram a desvantagem para apenas 2 pontos, porém, voltaram a mostrar debilidades nas transições, e permitiram aos “azuis e brancos” alcançar uma vantagem mais folgada e consumar assim a vitória com dez pontos de diferença (66-76).

Apesar da derrota, Mike Fofana do Sporting CP, foi o melhor marcador da partida com 21 pontos enquanto Charles Kloof foi o melhor dos “dragões” com 15 pontos. O destaque vai também para Rashard Odomes dos “azuis e brancos” que apontou um duplo-duplo com 14 pontos, 13 ressaltos e quatro assistências.

Com esta vitória o FC Porto ultrapassa o Sporting CP na tabela classificativa, devido ao confronto direto, e sobe ao segundo posto, apenas atrás do SL Benfica.

O Sporting Clube de Portugal vai tentar inverter esta sequência de derrotas no próximo sábado, dia 16, às 17:30h, quando visitar o SL Benfica. O FC Porto desloca-se a Oliveira de Azeméis, para defrontar a União Desportiva Oliveirense, no domingo, dia 17, pelas 18:00h.

Artigo da autoria de Afonso Leite

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version