Desporto

Basquetebol: FC Porto triunfa frente à UD Oliveirense

Published

on

Depois de uma vitória moralizadora, na passada quarta-feira, frente ao Sporting CP (Sporting Clube de Portugal), os “azuis e brancos” deram seguimento a esse triunfo, frente à UD Oliveirense (União Desportiva Oliveirense). Com este resultado, o FC Porto consolidou o segundo posto na tabela classificativa.

Primeira parte sob a batuta do equilíbrio

Perante um adversário sempre difícil dentro de portas, o FC Porto tinha a tarefa de ultrapassar a turma da UD Oliveirense. Conscientes de tamanho desafio, os portistas entraram em campo com a pontaria afinada, ao leme de Jonathan Arledge e de Vladyslav Voytso, que foram os jogadores-chave da equipa visitante.

Com um começo de jogo positivo, os “azuis e brancos” arrancaram um parcial de 4-12, com ataques rápidos, boa circulação de bola e acerto na linha de três pontos. Aliada a uma defesa intensa e organizada, não foi surpresa este início de jogo.

Contudo, à medida que o primeiro período avançou, os Unionistas conseguiram aproximar-se no marcador. Ao fim dos primeiros dez minutos da partida, o marcador ilustrava 16-18.

O segundo período começou com ambas as equipas encaixadas nos seus planos de jogo, com defesas cuidadas e ataques organizados. Apesar de um bom começo de período por parte do FC Porto, com um parcial de 0-5, e chegar aos seis pontos de diferença no marcador, o conjunto da casa não baixou os braços.

Com triplos de Shaun Willett, João Balseiro e mais tarde, Zane Waterman na linha de lance livre, a concretizar três lançamentos, colocaram os oliveirenses na frente do marcador pela primeira vez na partida, num parcial de 11-2.

Até ao fim da primeira parte, jogou-se com muito coração, mas pouca organização. A turma de Oliveira de Azeméis foi mais forte nestes dez minutos e conseguiu acabar o segundo período na liderança. 40-39 era o resultado ao intervalo.

Terceiro período avassalador

A segunda parte foi diferente da primeira. Uma entrada forte do FC Porto no terceiro quarto foi fator preponderante para o resultado final. Logo com um triplo a abrir a segunda parte de Voytso, a Oliveirense perdeu a vantagem que levava para os balneários ao intervalo.

Desde então, os “azuis e brancos” dominaram o terceiro período, estiveram sempre na frente do marcador e distanciaram-se do seu adversário. Os portistas  obrigaram o treinador dos “Unionistas”, João Figueiredo, a pedir um tempo de desconto, numa altura em que os “dragões” venciam por 12 pontos. A primeira vez que alguma das equipas tinha uma vantagem na casa das dezenas.

Até ao fim do terceiro período, a superioridade do FC Porto foi evidente, e a distância dilatou-se entre os dois conjuntos. Com um parcial de 9-25 neste quarto, o resultado era de 49-64 à entrada do derradeiro período.

O quarto período continuou de feição para a equipa visitante. Com o objetivo de gerir o resultado, o FC Porto ainda teve que contar com um público da casa determinado em alavancar a sua equipa para o triunfo, mas sem sucesso.

O conjunto “azul e branco” não se deixou intimidar perante o incansável apoio dos adeptos da casa e chegou mesmo a estar a vencer por 21 pontos. Depois de um terceiro período de luxo, os “azuis e brancos” conseguiram um triunfo importante no campeonato. 66-84 foi o resultado final, para o conjunto do Futebol Clube do Porto.

No ponto de vista individual, destaque obrigatório para norte-americano portista Jonathan Arledge, que obteve um duplo-duplo, 17 pontos e 12 ressaltos, e Shaun Willett que foi o mais inconformado da formação da casa, com 16 pontos.

Com este resultado, a formação de Moncho Lopez, treinador do FC Porto, permanece no segundo lugar do campeonato, com duas vitórias em quatro jogos nesta segunda fase.  Por sua vez, a União Desportiva Oliveirense tem, até então, quatros derrotas nos jogos que disputou.

Na próxima jornada, os “azuis e brancos” recebem, este sábado, pelas 21h, no Dragão Arena, o Sport Lisboa e Benfica, primeiro classificado, enquanto que a Oliveirense visita o Pavilhão João Rocha, também este sábado, pelas 17h, para defrontar o Sporting Clube de Portugal.

Artigo da autoria de Duarte Alves

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version