Desporto
Basquetebol: vitória dos dragões no segundo jogo das meias-finais
Após a vitória no primeiro jogo das meias-finais, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) voltou a receber o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) no Dragão Arena, e a vitória voltou a sorrir para os “azuis e brancos”. Os portistas ficam, assim, a uma vitória da final do campeonato nacional.
Equilíbrio constante nos primeiros 20 minutos
O Sporting CP entrou melhor na partida, com Travante Williams em grande destaque do lado “leonino”. Os portistas entraram nervosos. Ainda marcaram os primeiros pontos da partida, mas rapidamente o Sporting CP pegou na partida e definiu uma vantagem de 14-18 no final do primeiro período.. Nos primeiros dez minutos, o base Travante Williams já somava oito pontos, três ressaltos e duas assistências.
O segundo período entrou com um Sporting CP muito forte da linha de três pontos, onde dois triplos a abrir fizeram com que a turma de Luís Magalhães fugisse no marcador. O FC Porto, através dos seus postes, tentava um jogo mais interior, mas a falta de eficácia nos lances livres continuavam a fazer com que os “dragões” continuassem atrás do resultado.
A pouco mais de quatro minutos para o descanso, o jogo mudou, os “dragões” começaram a melhorar a eficácia de três pontos, a defesa do Sporting começou a ceder, e os “azuis e brancos” conseguiram um parcial de 9-0. O FC Porto voltou para os balneários em vantagem por 34-32.
A força “azul e branca” fez a diferença
A segunda parte começou com ambas as defesas em destaque e a dificultar a concretização. O jogo começou a aquecer, algumas picardias entre jogadores das duas equipas “incendiaram” o ambiente dentro e fora da quadra. Após vários minutos de jogo interrompido, a equipa de Moncho López reentrou melhor.Morrison foi fulcral debaixo do cesto, eJonathan Alredge mostrou-se muito consistente no tiro exterior.
Travante Williams continuava a tentar levar a equipa para a frente, com sucessivos lançamentos de dois e de três pontos, onde o irreverente base da equipa “leonina”conquistou diversas faltas.
Os triplos sucessivos por parte dos dragões fizeram com que chegassem ao final do terceiro período na frente do marcador por 59-51, com Francisco Amarante, do lado “azul e branco”, em grande destaque.
O jogo manteve-se na mesma toada nos últimos dez minutos da partida, o Sporting a tentar atacar de forma mais rápida, mas nem sempre da melhor forma. O FC Porto aproveitava para jogar com o relógio, e a ganhar a maioria dos ressaltos.
A equipa do Sporting começou a falhar sucessivos ataques quando procurava diminuir a diferença. Travante Williams, a um minuto do final, fez a quinta falta pessoal e foi expulso da partida. Nos últimos segundos, o Sporting tentou pela via do tiro exterior, mas sem sucesso, e a vitória sorriu aos “dragões” por 74-71.
Destaque para a exibição do norte-americano Travente Williams que foi o melhor marcador da partida com 28 pontos. Do lado azul e branco, os destaques vão para Francisco Amarante com 19 pontos, e Jonathan Alredge com 13 pontos.
Isabel Lemos, treinadora-adjunta de Moncho Lopez, no final da partida, realçou a importância das duas vitórias em casa neste play-off. A treinadora diz-se orgulhosa da forma como a sua equipa enfrentou uma defesa “dura” do Sporting.
Com esta vitória o FC Porto aumenta a vantagem no play-off, e fica a apenas uma vitória da final do campeonato nacional. Ambas as equipas voltam a defrontar-se na próxima Quinta-feira, pelas 19:30h, no pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Artigo da autoria de Diogo Costa