Desporto

Basquetebol: FC Porto sai derrotado da Luz

Published

on

Depois de ultrapassar o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) nas meias-finais, com três vitórias sem resposta, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) encontrou o Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica), primeiro classificado na fase regular, no primeiro jogo das finais dos playoffs, em Lisboa.

Segundo período fatal 

O jogo começou da melhor forma para a formação da casa, que logo nos primeiros minutos da partida conseguiu um parcial de 9-1. A versatilidade defensiva por parte das “águias”, nos primeiros minutos, dificultaram bastante a tarefa do FC Porto, que em sete minutos tinha apenas seis pontos.

Os comandados por Moncho López, treinador dos “azuis e brancos”, esboçaram uma reação e conseguiram acertar a mira do cesto. Nos últimos minutos do primeiro quarto aproximaram-se no marcador ao aproveitar alguns turnovers da equipa da casa. O primeiro período terminou 17-14 para os “encarnados”.

O segundo quarto começou como terminou o primeiro, com equilíbrio. A defesa azul e branca forçou vários erros da equipa da casa e Norberto Alves, técnico do SL Benfica, viu-se obrigado a pedir um desconto de tempo. Este pareceu sortir efeito. O SL Benfica começou a destacar-se no marcador e a deixar para trás os “azuis e brancos”. 

Apesar de na luta pela tabela ofensiva o FC Porto estar a conseguir ser superior, a constante mudança defensiva benfiquista, com pressão a campo inteiro e defesa zona, fez bloquear a manobra atacante portista. A equipa da casa conseguiu melhorar a sua estatística no capítulo do lançamento e conseguiu alcançar uma vantagem considerável no fim do segundo período. 40-26 era o resultado ao intervalo.

Superioridade encarnada

A segunda parte começou com uma contrariedade para o FC Porto, com a saída de Morrison logo no primeiro minuto, jogador preponderante no jogo interior “azul e branco”, que saiu a coxear da partida.

Num jogo em que o jogo interior estava a ser o principal recurso ofensivo, visto que a formação visitante tinha um registo assombroso de 0/10 na linha de três pontos, os “dragões” necessitavam de acertar a pontaria para aproximar-se no marcador.

Contudo, ao contrário do FC Porto, o SL Benfica marcou na linha de três pontos e de forma consecutiva. Com dois triplos, um de Gaines e outro de Ivan Almeida, o resultado chegou aos vinte pontos de diferença. 62-41 era o resultado no fim do terceiro período.

No último e derradeiro período, a toada ofensiva dos “encarnados” continuou a ser preponderante no marcador, que contrastava com a falta de inspiração dos jogadores forasteiros. Neste período, o Benfica conseguiu a maior vantagem em toda a partida, 26 pontos de diferença.

Apesar dos esforços, o FC Porto não foi além de um empate neste quarto e o resultado terminou em 79-58 para a equipa da casa, que assim ganha vantagem na final dos playoffs.

A nível individual, destaque para os jogadores norte-americanos do SL Benfica, Frank Gaines, que terminou com 17 pontos, e Aaron Broussard com 14 pontos, quatro ressaltos e oito assistências. Do lado dos “dragões”, o mais inconformado foi Rashard Odomes, com 14 pontos e seis ressaltos.

Após a partida, Moncho López mostrou-se desagradado com a exibição dos seus jogadores, ao enaltecer a boa exibição do seu adversário que não facilitou em nada a tarefa dos “dragões”. O técnico espanhol avisou os seus pupilos de que têm de ser competentes já na próxima partida.

O segundo jogo desta final entre SL Benfica e FC Porto está marcado para segunda-feira, dia 7 de junho, no Pavilhão Fidelidade, para as 19h.

Artigo da autoria de Duarte Alves

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version