Desporto

Basquetebol: FC Porto treme na vitória frente ao CD Póvoa

Published

on

Após a vitória frente aos suíços do Fribourg Olyimpic, para a FIBA Europe Cup, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) viajou até à Póvoa de Varzim, este sábado, para defrontar o Clube Desportivo da Póvoa (CD Póvoa), com o objetivo de prolongar a invencibilidade a nível interno.

Surpresa no equilíbrio inicial

O Pavilhão Fernando Linhares de Castro, na Póvoa de Varzim, sempre foi um palco de extrema dificuldade para a equipa visitante. Apesar das excelentes exibições na temporada passada, os poveiros ainda não tinham conquistado qualquer vitória, na época atual.

Face aos problemas visíveis na equipa da casa, os “dragões” entraram em campo com uma atitude displicente. Nem o lançamento da linha de triplo, do portista Michael Finke, amorteceu os sucessivos erros na transição ofensiva e na hora da finalização. Diogo Gomes liderava o ataque do CD Póvoa, ao aproveitar-se da falta de agressividade dos visitantes em zona defensiva, e fixou o resultado nos 13-11.

Só na reta final do primeiro período é que os “azuis e brancos” mostraram superioridade. Aproveitando-se das diferenças a nível da estatura, o FC Porto resolveu os seus problemas no capítulo da finalização, recorrendo a jogadas individuais e a lançamentos exteriores. O primeiro quarto terminou 23-25.

No segundo período, os visitantes fizeram valer todo o favoritismo. Os norte-americanos Danjel Purifoy e Teyvon Myers formaram uma dupla imbatível, aguerrida na defesa e mortífera no ataque. Aos seis minutos, os “azuis e brancos” já venciam por oito pontos de diferença.

Os dois descontos de tempo pedidos por José Ricardo Rodrigues, treinador do CD póvoa, pouco ou nada contribuíram para amenizar a diferença em campo. O resultado ao intervalo era de 38-44.

Vitória portista não impediu sonho poveiro

No terceiro período, valeu um Teyvon Myers inspirado para fazer frente à oposição do CD Póvoa. A formação da casa superiorizou-se aos “dragões” e reduziu o diferencial fixado na meia dúzia de pontos. Enquanto ao FC Porto valia o tiro exterior do norte-americano, os poveiros impuseram a igualdade pontual, através de jogadas coletivas brilhantes e de iniciativas individuais de Eduardo Coelho e Federico Uclés.

As dificuldades a nível defensivo e a falta de entrega e agressividade ditaram a igualdade pontual. O equilíbrio fazia sonhar a formação poveira, à entrada para a altura decisiva da partida. O terceiro período terminou 64-64.

No derradeiro quarto, ambas as equipas entraram pouco esclarecidas e com medo do adversário. A pouca vontade de arriscar e os erros na zona ofensiva contribuíram para a tensão no pavilhão. Os “dragões” fizeram o mínimo mas saíram vitoriosos, num período em que os poveiros apenas marcaram dois pontos, contra onze dos visitantes. O jogo terminou com o marcador fixado nos 66-75.

No capítulo individual dois jogadores se destacaram: Eduardo Coelho, extremo do CD Póvoa, com 15 pontos, e Teyvon Myers, extremo norte-americano, que terminou o encontro com 23 pontos, o melhor do lado portista e da partida.

Com esta vitória, o FC Porto está no segundo lugar da tabela, com menos um jogo, enquanto o CD Póvoa está na 11ª posição.

Os “dragões” voltam ao Dragão Arena esta terça-feira, dia 25, para defrontar o Heroes Den Bosch, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. Já o CD Póvoa visita o CAB Madeira, no próximo sábado, dia 29, em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato. 

Artigo da autoria de Pedro Silva

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version