Desporto
Mundial de Hóquei em Patins: Portugal goleia e está na final
Após uma vitória tranquila frente à Alemanha por 10-1, a seleção lusa enfrentou a equipa gaulesa, que derrotou a eterna candidata ao título Espanha, nas grandes penalidades (4-4, 1-0 g.p.) no derradeiro confronto para decidir quem ia à final.
Primeira parte cautelosa
Portugal entrou em campo no intuito de dominar o jogo, sempre com atenção redobrada no adversário, que derrubou uma superpotência da modalidade, a Espanha, que até então foi a grande surpresa da competição.
Com ambas as equipas a estudarem-se nos minutos iniciais, não foram criadas muitas ocasiões de perigo. Remates de meia distância de ambas as partes, bem como ataques a rondar os 45 segundos de limite de ataque, foram apanágio de uma primeira parte que ficou pautada pelo equilíbrio.
Um rasgo de José “Rafa” Costa desfez a igualdade a quatro minutos do fim da primeira parte e Portugal foi a vencer para o intervalo, numa vantagem preciosa para os 25 minutos que aí vinham, com a seleção tão perto da final do Mundial.
Carimbo para a final
A segunda parte começou como a primeira, com cautela nas posses de bola, ataques prolongados e acima de tudo, muita paciência na hora de rematar.
Contudo, no decorrer da partida, os gauleses começaram a acelerar a partida e criar mais ocasiões de perigo para um Ângelo Girão, guarda-redes de Portugal, à altura, que não colocou em questão a segurança da baliza da formação das quinas.
Até ao final, a coesão defensiva portuguesa fez os franceses arriscarem e isso trouxe alegrias aos portugueses. Hélder Nunes, a quatro minutos do fim, marcou o segundo tento da partida e colocou Portugal com um patim na final.
Até ao soar da buzina, a seleção portuguesa marcou mais dois golos, por intermédio de Henrique Magalhães, a três minutos do fim, numa situação em que a França substituiu o guarda-redes por um jogador de campo. Hélder Nunes bisou e carimbou a passagem da nossa seleção à final do Campeonato do Mundo.
Portugal vai disputar a final frente à Argentina, este domingo, às 23h30, que venceu na madrugada deste sábado a Itália por 4-1, perante os seus adeptos em San Juan.
Artigo da autoria de Duarte Alves