Desporto
Basquetebol: Dragões terminam invencibilidade sportinguista
Depois de uma pausa no campeonato, devido a compromissos das seleções nacionais, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) regressou ao seu pavilhão, para defrontar o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP), com o objetivo de regressar às vitórias, depois da derrota na última partida disputada, frente ao SL Benfica.
Primeira parte de luxo no Dragão Arena
A partida começou com o Sporting a mostrar que seria uma formação difícil de derrotar, mesmo com uma ausência de peso de última hora, Travante Williams, por motivos desconhecidos.
Apesar dessa mesma ausência, a qualidade sportinguista ficou patente, num primeiro quarto repleto de eficácia, ainda que com um FC Porto a tentar dificultar a toada ofensiva lisboeta, mas sem sucesso. 25-29 era o resultado no final do primeiro período.
O segundo período ficou marcado pela maior agressividade defensiva, que dificultou o ataque da turma forasteira. Os acertos defensivos fizeram-se notar e, com os “azuis e brancos” a continuarem bem no ataque, a diferença entre as duas equipas diminuiu. O resultado ao intervalo estava fixado nos 47-49.
Emoções até ao último suspiro
O terceiro período ficou pautado pelo equilíbrio, com os dois conjuntos a continuarem a procurar o lançamento exterior, a atacar de forma rápida e a protagonizarem um bom espetáculo para os espectadores presentes no pavilhão. A marcha do marcador foi repartida por ambos os conjuntos, com muitas alternâncias no placard. Mas a nível defensivo, nos momentos finais, o FC Porto não conseguiu conter a boa prestação ofensiva do conjunto visitante, que terminou o período em vantagem para o derradeiro período (66-70).
Os últimos dez minutos da partida começaram da melhor forma, com Finke a marcar de triplo para o conjunto portista, dando o mote para um período emocionante. A seis minutos do término do encontro, os “azuis e brancos” conseguiram um parcial de 13-0 no marcador e levaram o técnico do Sporting, Pedro Nuno, a chamar os seus jogadores ao banco para atenuar o ímpeto da formação de Fernando Sá, treinador da equipa da casa.
Com o resultado favorável ao conjunto da casa, 88-81, a minuto e meio do fim da partida, o Sporting complicou o desfecho de uma partida que parecida bem encaminhada para os “dragões”. Uma falta de Landis, em oposição a um lançamento do tiro exterior do jogador leonino, fez com que o Sporting chegasse à diferença de apenas um ponto. Até ao fim, no jogo tradicional dos lances livres, a ineficácia de Myers, do FC Porto, fez com que a última posse de bola da partida pertencesse ao Sporting, que não conseguiu marcar ao soar da buzina, somando assim a primeira derrota do campeonato. 91-89 foi o resultado final.
A nível individual, destaque para Marcus LoVett Jr, do conjunto leonino, com 29 pontos. Na formação portista, Michael Finke, com 25 pontos, e Max Landis, com 21, foram fundamentais para a vitória.
Após o apito final, o timoneiro do conjunto da casa enalteceu o crescimento da equipa a todos os níveis, afirmando que “não somos piores por perder frente ao SL Benfica na última jornada, nem os melhores pela vitória de hoje”. Destacou também a próxima jornada europeia, que é fundamental para os objetivos de passar à fase seguinte da competição.
O próximo compromisso do FC Porto é em terras helvéticas, frente ao Fribourg Olympic, para a FIBA Europe Cup, dia 23 de novembro, esta quarta-feira. Já o Sporting CP recebe o Kormend, da Hungria, para a mesma competição.
Artigo da autoria de Duarte Alves