Desporto

Basquetebol: FC Porto com vitória categórica na Alemanha

Published

on

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) após vitória na Roménia, frente ao Craiova, na semana passada, ficou retido na Alemanha devido às condições meteorológicas adversas, o que obrigou a adiar a partida frente ao Sangalhos, este sábado, no Dragão Arena.

Os portistas voltaram a entrar em ação, frente ao sexto classificado do competitivo campeonato alemão, o Niners Chemnitz. Duas equipas que tiveram estreias diferentes no arranque desta segunda fase, visto que a formação alemã perdeu na primeira jornada frente ao Cholet.

Boa entrada dos “dragões”

A formação portuguesa entrou bem na partida. Com pouco mais de dois minutos e meio de jogo, já contava com nove pontos, o que demostrava acerto no capítulo ofensivo. A formação portuguesa colocou em sentido o conjunto alemão, que entrou para a partida como favorito, mesmo depois do desaire da primeira jornada.

O equilíbrio foi constante, mas o Chemnitz nunca conseguiu passar para a frente do marcador, com o conjunto comandado por Fernando Sá, técnico dos “dragões”, a replicar a boa partida que já tinha efetuado em palco europeu, na Roménia frente ao Craiova. Um parcial de 2-8 nos momentos finais do primeiro período fez com que o resultado terminasse 18-24 a favor do FC Porto, no final do primeiro quarto.

Se a turma forasteira tinha acabado bem os primeiros dez minutos, o que dizer da entrada magnífica no segundo período. Com os “atiradores” portistas bem afinados, ao fim de apenas três minutos, o marcador disparou para 15 pontos de diferença, e fez soar os alarmes da equipa treinada pelo argentino Rodrigo Pastore.

Até ao final da primeira parte, a formação da casa melhorou e recuperou. Os acertos defensivos, com uma defesa a campo inteiro, e a maior assertividade no ataque alemão, fizeram com que o equilíbrio regressasse ao encontro. Com um parcial de 27-27 neste período, o resultado ao intervalo era de 45-51.

Recuperação portista dá vitória europeia

Com o jogo encaminhado para bom porto, a equipa portuguesa não entrou bem na segunda parte. Desfeita a vantagem que chegou a ter de 15 pontos no segundo período, o parcial de 12-0 para o Chemnitz fez com que pela primeira vez no encontro, os alemães passassem para a frente do marcador.

Alavancados pelo público que se fez sentir na Chemnitz Arena, a equipa germânica despertou para um encontro que até então tinha sido de domínio “azul e branco”. Um triplo de Francisco Amarante, que não esteve em campo durante todo o segundo período, com duas faltas pessoais numa altura precoce do encontro, terminou o parcial terrível que o FC Porto estava a sofrer.

A contrastar com o bom momento alemão, a formação lusa não conseguiu recuperar e um parcial de 28-14 no fim do terceiro quarto levou o resultado favorável para o Chemnitz, para o derradeiro período, com o marcador em 73-65.

No último quarto, os alemães continuaram a toada ofensiva que tinham tido no terceiro período e permaneceram em bom plano, ao contrário da formação portista. Mas nada fazia prever uma recuperação magnífica dos “dragões”.

Com o resultado em 81-68, com sete minutos para jogar, o FC Porto demonstrou ser uma equipa de grande qualidade e trabalhadora, sem nunca desistir do encontro.

Com uma excelente resposta face à desvantagem de 13 pontos, depois de ter estado a vencer por 15 na primeira parte, os “azuis e brancos” arrancaram um parcial de 2-21 e silenciaram o pavilhão. Esta tremenda recuperação fez com que o resultado sorrisse para os forasteiros, que conquistaram assim a segunda vitória na fase de grupos da FIBA Europe Cup. O resultado final foi 87-94.

A nível individual, destaque para o portista Max Landis, que registou mais uma vez uma exibição notável, com 23 pontos. O mais inconformado da turma alemã foi o húngaro Marko Filipovity, com 20 pontos na conta pessoal.

O próximo compromisso do FC Porto é frente ao primeiro classificado do campeonato, SL Benfica, em jogo a contar para a 14ª jornada. O “clássico” será disputado na Luz, esta sexta-feira, pelas 19h, no Pavilhão Fidelidade. 

Artigo da autoria de Duarte Alves

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version