Connect with us

Desporto

Hóquei em Patins: FC Porto vence e termina primeira volta como líder do campeonato

Published

on

Depois de Futebol Clube do Porto (FC Porto) e Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica) vencerem os respetivos jogos referentes aos dezasseis-avos de final da Taça de Portugal, frente ao Sesimbra e Cambra, respetivamente, regressaram ao campeonato nacional, num jogo que marcou o ponto final da primeira volta.

Solidez portista com entrada triunfante

Os “dragões” entraram da melhor forma na partida. Depois de um remate de meia distância de Gonçalo Alves, a confusão instalou-se na área benfiquista e Rafa inaugurou o marcador, numa bola perdida, com o guarda-redes adversário mal posicionado.

Com a formação da casa na frente do marcador, com pouco mais de um minuto de jogo, os portistas pautaram o ritmo de jogo. Com mais posse de bola e ataques longos, os encarnados apenas assustavam no contra-ataque, com Nil Roca a ser um dos mais inconformados.

Apesar das várias oportunidades de parte a parte, os ataques não tiveram pontaria e as balizas mantiveram-se invioláveis. 1-0 era o resultado ao intervalo.

Fotografia: Alexandre Brás

Um “muro” na baliza e liderança conquistada

A formação treinada por Nuno Resende, técnico do SL Benfica, no stick de Roberto Di Benedetto, assustou a baliza portista, com um remate fortíssimo de meia-distância com a bola a embater na trave.

A reação dos “azuis e brancos” não podia ser melhor. Carlo Di Benedetto levou a melhor no confronto entre irmãos e fez aquilo que sabe fazer melhor, marcar golos. O avançado portista, numa bela jogada individual, bateu o guardião benfiquista Bernardo Mendes, que substituiu o habitual titular Pedro Henriques.

O conjunto benfiquista tentou encurtar distâncias no marcador, mas encontrou um “muro” chamado Xavi Malián, guarda-redes espanhol do FC Porto, que assinou uma exibição para mais tarde recordar.

A onze minutos do fim do encontro, Carlo Di Benedetto bisou na partida e selou a partida num lance confuso na área, mas risonho para os “azuis e brancos”.

Até ao fim da partida, o melhor marcador do campeonato, Gonçalo Alves, teve ainda uma oportunidade flagrante através de um livre direto, depois da décima falta do Benfica. Contudo, não conseguiu dilatar a vantagem da formação comandada por Ricardo Ares. 3-0 foi o resultado final.

Com esta vitória, os “dragões” terminam a primeira volta do campeonato na liderança, ao ultrapassar o rival SL Benfica, que partiu para esta partida na condição de líder do campeonato.

A nível individual, destaque para o guardião espanhol Xavi Malián, que foi um dos pilares da vitória azul e branca, e para Carlo Di Benedetto, que bisou no encontro e foi sempre uma ameaça para a baliza encarnada.

No fim do encontro, o treinador dos “azuis e brancos” destacou a passagem do FC Porto para a primeira posição do campeonato. Apesar de na sua ótica não ter sido uma das melhores exibições, Ricardo Ares ficou muito feliz pela garra e união que a equipa demonstrou no encontro.

Os “azuis e brancos” marcam encontro este domingo, frente ao Sporting Clube de Portugal, às 15h, no Dragão Arena. O SL Benfica recebe o Paço D’Arcos no sábado, pelas 12h30, no Pavilhão Fidelidade, partida que marca o início da segunda volta.

Artigo da autoria de Duarte Alves

Fotografias de Alexandre Brás