Desporto
Basquetebol: FC Porto vence Esgueira e consolida a liderança no campeonato
Depois da vitória além-fronteiras contra o SCM Craiova, a equipa “azul e branca” regressou ao Dragão Arena para defrontar o Esgueira Basket (Esgueira). Em jogo a contar para a 19ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, a equipa liderada por Fernando Sá ocupava o primeiro lugar da tabela classificativa com 33 pontos. Por sua vez, à partida para o encontro a equipa aveirense vinha de uma derrota contra o Lusitânia, ocupando o sexto lugar com 25 pontos.
FC Porto vence “braço de ferro”
O marcador abriu com um cesto dos “dragões”. Nos primeiros momentos do jogo o equilíbrio foi dominante. Com metade do primeiro quarto já jogado, ambas as equipas encontravam-se empatadas (8-8).
A equipa liderada por Pedro Costa entrou no encontro com bastante “fome de vencer” e aproveitou alguns erros nos blocos ofensivo e defensivo dos caseiros para se afirmar no marcador. A faltar dois minutos para o término do primeiro quarto, os visitantes venciam por quatro pontos de vantagem (13-17).
A capacidade defensiva do FC Porto foi incapaz de converter a clara superioridade ofensiva da formação aveirense que fechou o primeiro quarto com uma vantagem de sete pontos (17-24).
No segundo período, a formação azul e branca enfrentou algumas adversidades em responder de forma eficiente à forte eficácia dos visitantes. Porém, a formação da casa não desistiu e a três minutos do intervalo empatou o marcador (35-35). Face a esta situação, Pedro Costa, treinador do Esgueira, viu-se obrigado a pedir desconto de tempo para evitar uma reviravolta na partida. A equipa dos “dragões” aprimorou o seu bloco defensivo e a dois minutos do final da partida vencia por 37-35.
Nos últimos momentos da primeira parte, o líder do encontro era a equipa da casa que, a menos de um minuto do final, vencia com uma vantagem de três pontos (39-36). Apesar de ter perdido o primeiro período por sete pontos, o FC Porto venceu o “braço de ferro” com os aveirenses e foi para intervalo a vencer por quatro (41-37).
Terceiro período decisivo
Com uma primeira parte bastante intensa e equilibrada, estava tudo em aberto. Nos primeiros momentos da segunda metade do encontro, permanecia a supremacia portista no marcador. Três minutos jogados e os “dragões” venciam por 45-41. A eficácia no ataque foi determinante para os portistas consolidarem uma grande distância pontual.
Com metade do terceiro quarto jogado, o FC Porto alcançou a maior diferença obtida até então. Um triplo certeiro colocou os “azuis e brancos” com nove pontos de vantagem (57-48). A formação da casa começou a aprimorar gradualmente a sua capacidade ofensiva e defensiva e a três minutos do final impôs a maior diferença (62-50).
O terceiro período fechou da melhor maneira para a formação “azul e branca”. Um triplo de Miguel Maria ditou uma vantagem de 20 pontos (71-51). O resultado espelhava a reviravolta no marcador e o desfecho final da partida começava a ser escrito.
O quarto período pautou-se pela superioridade da equipa da casa. Os visitantes não conseguiram responder de forma eficaz ao ataque portista e a quatro minutos do final da partida perdiam por 85-60. A forte eficácia na concretização dos pontos contribuiu para que o FC Porto carimbasse vantagem numérica. A menos de um minuto para o final do encontro venciam com 24 pontos de vantagem. A buzina soou e confirmou mais uma vitoria portista (94-73).
No lado dos vencedores, o destaque de melhor marcador é de Marvin Clark, autor de 18 pontos. Por sua vez, na formação aveirense, Ryan Ogden e Hugo Sotta distinguiram-se como melhores marcadores, ambos com cinco pontos concretizados.
No rescaldo à partida, Pedro Costa, treinador do Esgueira Basket, mostrou-se satisfeito com a prestação da equipa na primeira parte.. No entanto, reconheceu que o plantel do FC Porto é mais forte. Apesar da derrota, o líder mostrou-se agradado com os seus jogadores.
Fernando Sá, treinador dos “dragões”, reconheceu que nos jogos do campeonato a equipa tem demorado a perceber a intensidade que tem “de colocar em campo”. Referiu ainda que a força inicial com que se inicia uma partida é determinante para assegurar o controle do jogo.
Com este resultado, o FC Porto soma a sua 17ª vitória em 18 jogos disputados e mantém-se líder isolado do campeonato com 35 pontos. Já o Esgueira Basket, ocupa o sexto lugar da tabela classificativa com 26 pontos.
Os “dragões” deslocam-se no próximo sábado até ao Pavilhão João Rocha, casa leonina, em encontro a contar para a 20ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Também no próximo sábado é vez de a equipa aveirense regressar a casa para defrontar o CAB Madeira, 11º classificado.
Artigo da autoria de Bebiana Ribeiro