Desporto

Basquetebol: Reviravolta nos últimos segundos atraiçoa FC Porto

Published

on

Na primeira mão dos quartos-de-final da FIBA Europe Cup, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) enfrentou o líder isolado do campeonato finlandês, Kauhajoki Karhu (Karhu).

Os esforços portistas não foram suficientes para bater o conjunto visitante e os finlandeses saíram vitoriosos deste primeiro encontro que se joga à melhor de dois jogos. Esta vitória não assegura a passagem direta para as meias-finais e, por isso, as contas estão em aberto para a 2ª mão dos quartos-de-final que se joga na Finlândia.

Segundo período dos “dragões” promissor

Os primeiros pontos do encontro pertenceram aos caseiros. Contudo, nos minutos iniciais da partida a equipa finlandesa era a “dona” do marcador que com cerca de três minutos jogados vencia por 4-10.

Os anfitriões sentiram algumas dificuldades em “travar” o avanço dos adversários, devido à intensidade e rapidez imposta pelos mesmos. Para além disso, algumas falhas no bloco ofensivo e defensivo dos “dragões” não permitiam uma recuperação pontual. Com cerca de cinco minutos para o final do primeiro quarto, o Karhu vencia com oito pontos de vantagem (7-15), a maior diferença pontual até então.

De forma a “travar” a expansão dos finlandeses e a aprimorar falhas defensivas e ofensivas, Fernando Sá, técnico do conjunto azul e branco, solicitou uma paragem. O FC Porto não desistiu de lutar contra a superiorização dos visitantes e, gradualmente foi melhorando. A intensidade dominava o encontro. A menos de um minuto para o final do primeiro quarto, seis pontos distanciavam os conjuntos (16-22).

Os esforços portistas não foram suficientes para assegurar o domínio do marcador e partiram para o segundo quarto com menos quatro pontos (18-22).

Apesar do resultado revelar-se animador para os visitantes, os caseiros demonstravam garra e “fome de vencer”. No segundo quarto, os primeiros pontos pertenceram aos “dragões”. A formação liderada por Fernando Sá mostrou-se mais sólida e o aumento da eficácia na concretização de pontos mantinha o sonho europeu vivo. Com cinco minutos jogados, um ponto separava ambas as equipas (27-28).

Rapidamente o técnico finlandês, Janne Koskimies, solicitou um desconto de tempo para não permitir a afirmação azul e branca. Contudo, algumas falhas defensivas do FC Porto permitiam que a equipa finlandesa controlasse o jogo e não desse margem para que a supremacia numérica fosse dos azuis e brancos. Com cerca de três minutos para o final da primeira parte o Karhu vencia por 29-34.

A dois minutos para o intervalo, surgiu uma “oportunidade de ouro” para os portistas, um triplo de Max Landis, igualando o encontro (34-34). O ambiente do pavilhão estava ao rubro e os adeptos faziam a equipa sonhar com uma vitória.

A eficácia na linha de três pontos foi a grande impulsionadora do crescimento portista. Com um minuto para se jogar, novo triplo de Max Landis confirmou a primeira vantagem azul e branca (37-34). O FC Porto não deixou fugir este domínio no marcador e partiu para intervalo a vencer por uma posse de bola (39-36).

FC Porto “morre na praia” em final inglório

O resultado do encontro espelhava a ambição de ambos os conjuntos. O início da segunda parte pautou-se pelo equilíbrio, algo evidenciado nos primeiros dois minutos, em que o jogo voltou novamente a estar empatado (44-44).

No Dragão Arena assistia-se a um verdadeiro duelo de titãs e a equipa portuguesa mostrou estar à altura de uma competição europeia. A mão quente dos atiradores portistas e a aguerrida luta nos ressaltos contribuíram para se distanciarem do adversário. A quatro minutos para o final, os azuis e brancos venciam com a maior vantagem até então, cinco pontos (57-52).

O FC Porto continuava a manter uma exibição de excelência e a dois minutos para o final do terceiro quarto liderava por 61-59. Os visitantes não foram capazes de reverter a situação e o resultado final deste período refletiu a luta portista. Os “dragões” partiram para os últimos dez minutos a vencer por 63-59.

Apesar do conjunto azul e branco ter levado a melhor, a partida previa-se complicada e o vencedor não era previsível, algo condicionado pela firmeza de ambas as formações. Os momentos iniciais do último quarto foram “pobres”, no que concerne à conversão de pontos.

Os primeiros pontos surgiram após dois minutos. Um tiro certeiro da equipa finlandesa permitiu reduzir a distância pontual (63-62). Os anfitriões não se deixaram intimidar por esta entrada dos finlandeses. A intensidade portista e a eficácia na linha de três pontos foram essenciais para aguentar a pressão imposta pelos adversários.

A quatro minutos para o final do encontro, os dragões superiorizaram-se no marcador com uma diferença de cinco pontos (77-72). O Karhu procurou sempre correr “atrás do prejuízo” e nos últimos dois minutos um triplo ditou o empate do jogo (77-77). O FC Porto respondeu também com um lançamento na linha de três pontos e voltou a ser o líder do marcador (80-77).

A resistência portista quebrou e nos últimos dois segundos deixou escapar por “entre os dedos” a vitória. A excelente exibição azul e branca não foi capaz de bater o conjunto finlandês que venceu por apenas um ponto. 80-81 foi o resultado final do encontro.

No lado dos vencedores, o destaque de melhor marcador é de Daniel Dolenc, autor de 16 pontos. Por sua vez, na formação liderada por Fernando Sá, Max Landis afirma-se como melhor marcador do encontro com 18 pontos concretizados. 

Em declarações à comunicação social, Fernando Sá, técnico dos “dragões”, reconheceu que o conjunto azul e branco era merecedor da vitória, devido ao esforço empregue pela equipa. Admitiu também que não era um encontro fácil, pois o adversário é “muito experiente e tem muita rotação e intensidade”.

Em jeito conclusivo, sublinhou que a prioridade é continuar “a fazer história”. Os objetivos a curto-prazo são o apuramento para as meias-finais e a preparação para os jogos que se avizinham, nomeadamente contra o Benfica e a 2ª mão da FIBA Europe Cup- “queremos passar às meias-finais e agora vamo-nos preparar para o Benfica e para a viagem à Finlândia”.

Os “dragões” deslocam-se no próximo sábado ao Pavilhão Fidelidade, casa benfiquista, para disputar a segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. O encontro está agendado para as 15h. 

Artigo da autoria de Bebiana Ribeiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version