Connect with us

Desporto

Hóquei em patins: FC Porto vence SC Tomar, mas fica tudo igual na classificação

Published

on

A 22ª jornada ocorreu num Dragão Arena despido de grandes multidões. Neste jogo arbitrado por Manuel Oliveira e Porfírio Fernandes, o FC Porto conseguiu vencer, mas sem facilitismos. Os visitantes do meio da tabela lutaram até ao fim. Ainda assim, as duas equipas mantêm-se nos mesmos lugares da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O domínio de Gonçalo Alves

Com um minuto jogado, Gonçalo Alves começa a festejar o seu 300º jogo como “dragão” da melhor forma: com um golo. O FC Porto apresenta uma defesa muito intensa, o que lhe permite criar mais oportunidades de golo. Em apenas três minutos, Gonçalo Alves cria uma maior distância e marca mais dois golos, completando, assim, o primeiro hat-trick da noite.

O terceiro golo do FC Porto dá o abanão necessário ao SC Tomar e rapidamente Ivo Silva inaugura o marcador dos visitantes. Passados 30 segundos, Tomás Moreira marca o seu primeiro golo da noite, deixando o jogo a 3-2. Este momento serviu para o renascer do “dragão”, que cria duas novas oportunidades de golo por intermédio de Gonçalo Alves. Não obstante, o guarda-redes nabantino António Marante não foi permissivo.

Carlo Di Benedetto ainda ofereceu aos “dragões” um instante de esperança, mas acabou por não ter sucesso. A três minutos do final da primeira parte, Tomás Moreira volta a tornar o jogo mais interessante e empata. Este momento deu esperança ao SC Tomar de ir para o intervalo com a vantagem, mas bastou uma falha na defesa para Ezequiel Mena ficar com esse sonho e marcar o 4-3.

Um “dragão” mais adormecido

Na segunda parte, o SC Tomar entra mais forte e, nos primeiros minutos, mostra uma grande vontade de recuperar. No entanto, Rafa tinha outros planos e, aos 30 minutos, deixa o FC Porto com a vantagem de dois golos (5-3). O jogo decorreu sem grandes eventos de maior durante uns minutos, até que o esforço do SC Tomar deu frutos e Ferrucio reduziu a diferença para somente um golo. Desta vez foi Benedetto que parou os festejos apenas 20 segundos depois do golo dos adversários, marcando, assim, o 6-4. 

Tomás Moreira volta a marcar um livre direto, aos 42 minutos, executando o 6-5 e o segundo hat-trick da noite. Os dragões tardaram a responder, mas foi a falta de Guilherme Silva que permitiu a Benedetto, igualmente, um golo em livre direto. A seis segundos do fim, os “azuis e brancos” cometem uma falta que origina a oportunidade de Tomás Moreira reduzir a diferença. Contudo, não chegou a acontecer. O jogo terminou, assim, com um 7-5 e alguma animosidade entre as partes.

Podemos destacar a performance de Gonçalo Alves. Porém, a qualidade não se manteve na segunda parte. Aliás, esta tendência foi transversal à equipa que, como afirmou o treinador Ricardo Ares em entrevista ao Porto Canal, “entrámos bem, mas não demos continuidade a esse bom arranque.” Isto fez com que, apesar da derrota, o homem do jogo fosse Tomás Moreira do SC Tomar.

Com este jogo, o FC Porto mantém-se em quarto lugar, com 45 pontos, a quatro jornadas do fim da fase regular. À sua frente estão OC Barcelos (3º lugar, 48 pontos), Sporting CP (2º lugar, 52 pontos) e SL Benfica (1º lugar, 54 pontos). O próximo jogo do FC Porto será no sábado, 18 de março, às 15h00, no Dragão Arena. Desta vez, enfrentará o Valongo para os quartos de final da Taça de Portugal.

Artigo da autoria de Leonor Alhinho