Connect with us

Desporto

Basquetebol: FC Porto vence e salta para a liderança do campeonato

Published

on

Após três derrotas consecutivas e de ser eliminado nos quartos-de-final da FIBA Europe Cup a meio da semana frente aos finlandeses do Karhu, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) entrou em campo frente ao rival Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) com oportunidade de ouro de saltar para a liderança partilhada do campeonato, em caso de vitória.

Muita intensidade, pouco acerto 

O clássico principiou a um excelente ritmo, com as duas equipas a preferirem o jogo rápido e a colocarem muita intensidade em cada posse de bola. Os “dragões” não começaram da melhor forma, principalmente no capítulo ofensivo, com muitas perdas de bola e desacerto no lançamento o que originou uma desvantagem de nove pontos a meio do primeiro quarto.

Até ao fim do período, o FC Porto aproximou-se no marcador e conseguiu diminuir a desvantagem, com o resultado no fim dos primeiros dez minutos do encontro a ser favorável para a turma leonina. 13-18. 

O segundo período foi semelhante ao primeiro, com a intensidade a imperar nos dois conjuntos e alguma confusão no aspeto ofensivo. Os portistas melhoraram no ataque, colocaram muitas dificuldades ao adversário, a conseguir restringir as soluções ofensivas dos “leões” apenas ao jogo exterior, com João Guerreiro e Miguel Queiroz a serem preponderantes na defesa. 

A melhor percentagem no lançamento, colocou os “dragões” cada vez mais perto do rival, ao ponto de estar empatado a 34-34 perto do intervalo, com um triplo fantástico de Miguel Cardoso, base do FC Porto, bem longe da linha de três pontos. 

Um cesto de Lonkovic colocou o Sporting CP na frente do marcador, com as equipas a recolherem aos balneários apenas com dois pontos de diferença. 34-36 era o resultado ao intervalo.

Entrada de portista de luxo, contra apatia leonina

O intervalo fez bem ao FC Porto. Os comandados por Fernando Sá, treinador dos “dragões” vieram com tudo para a segunda parte, com um parcial de 9-0, com Max Landis a vestir o fato de gala, com dois triplos consecutivos.

Pedro Nuno, técnico dos “leões”, foi obrigado a pedir um tempo de desconto para atenuar este começo avassalador da formação da casa, no intuito de reagrupar a equipa e acalmar a partida.

O Sporting melhorou até ao fim do período, com os leoninos a pressionarem mais na defesa, a optar por uma defesa a campo inteiro e a dificultarem a tarefa portista. Mas a entrada fulgurante dos “dragões” permitiu que a turma da casa terminasse o terceiro quarto com vantagem no resultado. 57-51.

O quarto e derradeiro período foi muito equilibrado, com uma excelente resposta da equipa sportinguista, que conseguiu ser superior, contra um FC Porto nervoso e com muitos erros ofensivos.

Uma excelente jogada de Marcus LoVett Jr, base do Sporting CP, colocou as duas equipas apenas com um ponto de diferença, 67-66, e a emoção tomou conta do Dragão Arena, a pouco mais de três minutos do fim da partida. Um triplo de Travante Williams, jogador sportinguista, colocou o jogo empatado a 71-71 a um minuto do fim. Um lançamento livre de Brian Conklin, do FC Porto, colocou a equipa portista na frente do marcador e fixou o resultado final, 72-71.

Os melhores jogadores do encontro foram Max Landis, do FC Porto, com 18 pontos, e Marcus LoVett Jr, que registou 22 pontos, mas insuficientes para garantir a vitoria leonina.

No fim da partida, Fernando Sá enalteceu o esforço portista, que apenas treinou uma vez antes do confronto frente ao Sporting CP, dado o calendário bastante sobrecarregado do FC Porto, com sete jogos em 22 dias. 

O próximo compromisso do FC Porto é já na quarta-feira, frente ao Lusitânia no Dragão Arena, pelas 20h. O Sporting CP recebe, no mesmo dia, a turma da Oliveirense, no Pavilhão João Rocha, pelas 20h. 

Artigo da autoria de Duarte Alves