Desporto

Hóquei em Patins: FC Porto goleia e garante presença na Final Eight da Liga dos Campeões 

Published

on

Num Dragão Arena preenchido pela metade, o FC Porto recebeu e venceu os espanhóis do CE Noia. A equipa da casa entrou em campo a saber que uma vitória garantia o apuramento e desde cedo as intenções portistas foram de tentar resolver o encontro o mais cedo possível. A quinta jornada deste grupo B deixa assim o CE Noia eliminado da competição. Já o FC Porto segue em frente e enfrentará o campeão europeu, o GSH Trissino, na próxima fase.

Superioridade azul e branca

Apenas dois minutos estavam decorridos e já Carlo Di Benedetto fazia a barra da baliza espanhola tremer. Verificava-se um FC Porto a tomar a iniciativa do jogo e a mostrar-se superior tanto no aspeto defensivo como ofensivo. 

A procura do golo por parte da equipa da casa era incessante. Foi aos seis minutos de jogo que Gonçalo Alves abria o marcador com um grande golo. A energia passava de dentro de campo para fora e sentia-se um Dragão Arena a vibrar com a forma como a equipa jogava.

Mesmo após o golo, o FC Porto continuou a atacar, não deixando a formação espanhola descansar. Esta limitava-se a jogar no contra-ataque, mas o bom posicionamento defensivo dos dragões tornava a missão espanhola muito difícil. 

Aos oito minutos de jogo, Aleix Esteller, jogador do CE Noia é sancionado com o único cartão azul do jogo devido a uma falta cometida sobre Gonçalo Alves. Na consequência do cartão azul, o FC Porto beneficiou de um livre direto que Carlo Di Benedetto não desperdiçou aumentando assim a vantagem dos dragões para 2-0.

A meio da primeira parte o CE Noia ainda não tinha conseguido criar perigo à baliza portista. Mesmo estando a ganhar, o FC Porto era a equipa mais próxima de voltar a marcar não fosse pelo guarda-redes da equipa visitante, Blai Roca, que por várias vezes evitou o terceiro dos dragões.

Faltavam nove minutos para o intervalo quando finalmente o CE Noia conseguiu ameaçar a baliza de Xavi Malián. Este mostrou-se à altura da tarefa e manteve a baliza do FC Porto em branco. Os dragões voltavam à carga e foi a vez de Roc Pujadas finalizar uma grande jogada coletiva da equipa da casa e aumentar a vantagem para 3-0.

Ainda houve tempo para uma grande oportunidade de os espanhóis marcarem. Numa situação de dois para um foi novamente o guarda-redes azul e branco que brilhou. O FC Porto ia para o descanso com um resultado confortável depois de uma grande primeira parte.

Bis do capitão assegura goleada

O CE Noia veio do intervalo com uma intensidade diferente. Não só causou mais perigo no primeiro minuto da segunda parte como obrigou Xavi Malián a uma excelente dupla defesa. O FC Porto respondeu de imediato com um remate de Rafa a cruzar caminhos com o poste da baliza espanhola.

Aos seis minutos da segunda parte é a vez de Reinaldo Garcia, o capitão do FC Porto, se estrear a marcar nesta edição da Liga dos Campeões de Hóquei em patins. O remate colocado do capitão azul e branco aumentou a vantagem para 4-0.  

A defesa do FC Porto continuou muito organizada e não permitia ao CE Noia criar chances de golo. Nesta tendência dominadora dos dragões, aos 10 minutos da segunda parte surge o bis de Reinaldo Garcia. Mais uma vez, um grande golo fazendo o 5-0.

Com o jogo praticamente decidido, finalmente o CE Noia chega ao golo de honra a faltar oito minutos para o final do jogo. Um azar de Roc Pujadas, que vê a bola embater no seu stick e conduz a bola para dentro da baliza azul e branca. 

O FC Porto troca então de guarda-redes e Tiago Rodrigues tinha aqui oito minutos de oportunidade para se mostrar ao treinador Ricardo Ares. Oportunidades essas que não faltaram, pois mal entrou em campo foi posto à prova pela formação espanhola e os seus contra-ataques, mostrando-se à altura.

A um minuto do fim, é feita falta dentro da área espanhola e é assinalado penalty para o FC Porto. Gonçalo Alves não conseguiu converter. Ainda houve tempo para os dragões fazerem o 6-1 no último lance da partida, mas o resultado acabaria mesmo por ser 5-1.

No final do jogo, o treinador do FC Porto, Ricardo Ares, mostrou-se bastante satisfeito com a passagem à Final Eight realçando que ainda falta uma jornada e o FC Porto quer acabar o grupo em primeiro lugar. Salientou ainda que esta é uma competição que os dragões querem ganhar.

Com este resultado, a equipa da cidade invicta garante o apuramento para a Final Eight que se vai realizar em Viana do Castelo nos próximos dias 4 a 7 de Maio.

Os dragões voltam o foco agora para a 23ª jornada do campeonato português, onde pretendem manter o excelente momento de forma que levam. É já no próximo domingo, dia 26 de março, pelas 18h00, que o FC Porto viaja para Cascais para enfrentar o GRF Murches.

 

Artigo da autoria de Igor Emanuel Oliveira

Fotografia por

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version