Desporto
Voleibol Feminino: AJM/FC Porto vence em casa e marca lugar na final do campeonato nacional
Depois de uma primeira mão vitoriosa, os dragões receberam e venceram este domingo a formação do Clube Kairós no Dragão Arena e carimbaram a passagem à final do Campeonato Nacional, num jogo de um sentido quase único a favor das atuais campeãs nacionais.
Reviravolta no marcador
Ouviu-se o apito inicial e as portistas começaram a partida em desvantagem com as açorianas a assegurar vantagem no marcador desde o começo. O Clube K chegou a conseguir 6 pontos de diferença a determinado momento da partida, num jogo em que a equipa orientada por João Carronha parecia ter o jogo encaminhado para a vitória do set.
No entanto, deu-se uma reviravolta no marcador com a equipa azul e branca a conseguir a vitória do set apesar de se esperar mais da performance da AJM, que, mesmo assim, fechou o set a 25-22.
Excelência azul e branca
Depois de um primeiro set onde se esperava mais das portistas, a AJM começou o segundo set com uma atitude completamente distinta, sendo notória uma diferença total do jogo relativamente ao primeiro set. O set começou de forma equilibrada com as duas equipas “taco a taco”. Mas com um jogo organizado, consistente e uma boa linha de serviço da AJM/FC Porto, o segundo set acabou por ser marcado pela superioridade da equipa da casa.
Destacaram-se Kyra Holt, Joana Resende e Tia Jemerson com uma ótima performance, mais uma vez, contribuindo para o domínio azul e branco.
Equilíbrio dá lugar a vitória das portistas
O início do último set, tal como o anterior, foi marcado por um equilíbrio de jogo entre as duas equipas. Após o apito que deu início àquele que seria o último set do jogo, ambas as equipas jogaram de forma equilibrada até meio do set. O Clube K tentou anular a superioridade que as portistas levavam até então, mas estas continuaram a demonstrar a vontade de vencer.
Depois de metade do set, a equipa liderada por Rui Moreira provou o porquê de ser campeã nacional há já dois anos consecutivos e chegou aos 25 pontos facilmente, ficando as insulares com 6 pontos de diferença no final deste último set.
No final do jogo, Rui Moreira, treinador da AJM/FC Porto, mostrou-se satisfeito pelo apuramento para a final do campeonato nacional. Admitiu que houve uma distinção entre o primeiro set e o segundo e terceiro, sendo que apesar da entrada em jogo não ter sido a melhor, a equipa azul e branca conseguiu marcar a superioridade e gerir os erros nos restantes momentos.As portistas preparam-se agora para a final do Campeonato Nacional para a qual as expectativas de revalidar o título são altas. O jogo será disputado contra o Sporting CP ou o Leixões, que se defrontam no próximo domingo.
Artigo da autoria de Tatiana Ferreira
Fotografias por Beatriz Basto