Desporto

Voleibol Feminino: Bicampeãs caminham para a renovação do título

Published

on

Após a vitória frente à formação do Clube Kairós, no Dragão Arena, a formação portista rumou até ao Pavilhão João Rocha para defrontar o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP), em jogo alusivo à primeira jornada do play-off. Também as leoninas partiram para o encontro com uma vitória frente ao Leixões Sport Club (Leixões SC). A formação comandada por Rui Moreira entrou com o “pé direito” na final do campeonato.

Equilíbrio dominante na partida

Em território lisboeta soou o apito inicial do encontro e o conjunto azul e branco mostrava-se determinado e líder do marcador, conseguindo diferenciar-se com cinco pontos nos momentos iniciais do encontro. As leoninas não “deitaram a toalha ao chão” e, progressivamente, estavam a conseguir “ganhar terreno” no marcador, chegando à igualdade (18-18). O jogo estava vivo e o equilíbrio dominava. As formações voltaram a estar empatadas em mais momentos do encontro (19-19, 20-20).

Contudo, a raça do dragão mostrava-se superior, vencendo o encontro com a maior diferença até então, de seis pontos (5-11). A hegemonia do marcador no final do primeiro set pertenceu às portistas, que venceram por 20-25.

Portistas superiores

Apesar do primeiro set ser azul e branco, ainda havia muito jogo por se jogar. A formação liderada por João Pedro Costa não desmoralizou e abriu o marcador do segundo parcial. O equilíbrio voltou a marcar presença assídua (1-1, 3-3, 4-4, 6-6, 7-7, 8-8, 10-10). Contudo, a partir do décimo ponto o FC Porto começou a evidenciar-se no marcador, destacando-se com uma diferença de quatro pontos (11-15).

As caseiras não se deixaram intimidar e voltaram a empatar o encontro por 16-16. A par e passo, as portistas foram somando mais pontos no marcador. Apesar da luta leonina foram as azuis e brancas que voltaram a sair vitoriosas do set (21-25).

Luta leonina incapaz de travar visitantes

O FC Porto abriu com “chave de ouro” o último set. Nos momentos iniciais, o domínio do encontro estava nas “mãos” das portistas que venciam por 1-4. Contudo, as sportinguistas mostravam-se focadas em reverter a distância pontual, conseguindo a superioridade numérica no marcador (12-11). Mas foi “sol de pouca dura”, pois o FC Porto continuava sólido e seguro no jogo, diferenciando-se por dois pontos (13-15).

As leoninas continuavam a dar luta e não permitiam que as visitantes se diferenciassem no marcador. A poucos minutos do final, voltaram novamente a igualar a partida (20-20). O jogo estava ao rubro e ambos os conjuntos focados em triunfar. Apesar de todos os esforços caseiros foram as visitantes que levaram a melhor e entraram na final do campeonato em glórias. As portistas venceram o derradeiro parcial por 23-25.

No rescaldo da partida, Rui Moreira, treinador da AJM/ FC Porto, mostrou-se satisfeito com a prestação da equipa, destacando a paciência e consistência do conjunto azul e branco. Para além disso, o líder do FC Porto sublinhou que o campeonato ainda não terminou e que a chave do sucesso é a “consciência de que nada está ganho”.

Ambos os conjuntos voltam a encontrar-se novamente no próximo domingo (23), em jogo alusivo à segunda jornada dos play-off. Desta vez a partida vai ter lugar no Dragão Arena, casa das portistas, num encontro marcado para as 18h00. 

Artigo da autoria de Bebiana Ribeiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version