Desporto

AS MULHERES E O DESPORTO

Published

on

Em Portugal, as mulheres sempre foram livres de assistir aos jogos das modalidades desportivas. No nosso país sempre houve igualdade de géneros nesta matéria.

Segundo a “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), “todos os seres humanos podem invocar a presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação” (art. 2º).

Por outro lado, “toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres” (art. 24º) e “o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade” (art. 27º).

No entanto, esta liberdade das mulheres no acesso a recintos desportivos não se verifica em algumas zonas do globo. No Irão, uma jovem de 25 anos foi condenada a um ano de prisão por tentar ver um jogo de voleibol masculino entre as seleções iraniana e italiana. Ghoncheh Ghavami foi presa em junho, juntamente com outras mulheres. Foi espancada e depois libertada. Mas, em novembro, voltou a ser detida e julgada, sob a acusação de “propaganda contra o regime”.

Também na Arábia Saudita as mulheres estão proibidas de assistir a eventos desportivos e a prática desportiva está limitada. Parece difícil de acreditar, mas é uma realidade em pleno século XXI.

Como diria George Orwell no célebre livro “O Triunfo dos Porcos”: “Somos todos iguais, mas há uns mais iguais do que outros”…

 

2 Comments

  1. David Guimarães

    30/05/2015 at 14:00

    Amigo Carlos,
    As desigualdades de género são gritantes e ultrajantes, principalmente nos países de tradição muçulmana. A maior parte destes territórios vive num obscurantismo assustador. Infelizmente, não perspectivo qualquer evolução no sentido de uma mentalidade mais humanista. Muito pelo contrário, temo que os próximos anos tragam mais degradação às suas populações.
    Grande abraço!

    • Carlos Martins

      30/05/2015 at 19:04

      Obrigado pelo comentário, amigo David. Tens razão, as notícias mais recentes não têm sido animadoras no que diz respeito a atentados contra a Liberdade das mulheres. Em muitos desses países, a tendência tem sido, infelizmente, para manter as desigualdades ou, até mesmo, agravá-las…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version