Artigo de Opinião
VIAGEM MARCADA COM DESTINO AO EURO 2016
Regressemos momentaneamente ao passado. Em retrospeção, aquela representação de uma seleção coxa de calculadora nas mãos ficou lá no Brasil, quando (pelo que dizem…) “jogámos” o Mundial.
Atualmente orientada pelo persistente Fernando Santos joga uma equipa motivada pela vontade de vencer. Talvez se possa atribuir grande parte da culpa aos “miúdos” que trazem sangue novo ao futebol nacional. A ambição de jovens talentos como Nélson Semedo, Bernardo Silva e Danilo Pereira, aliada à experiência de jogadores como Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho, resulta numa combinação que confere um bom equilíbrio à equipa. Era precisamente isso que faltava nos últimos anos!
Ainda que o povo lusitano tenha assistido, na fase de apuramento, a seis vitórias consecutivas pela margem mínima, a equipa das quinas apurou-se merecidamente frente à Dinamarca para a fase final do Euro 2016. Se falarmos em apuramento para finais, Portugal já conta com nove, no entanto este tem um sabor especial… quando faltava ainda uma jornada para encerrar as contas do Grupo I, já a seleção nacional tinha comprado os bilhetes de embarque com destino a França. No jogo para “cumprir calendário” frente à Sérvia, também ele ganho… pela margem mínima, o mister remodelou o 11 titular, lançou cinco jovens estreantes com a camisola portuguesa, aproveitou para tomar notas e fez três substituições cruciais. Finalmente, deparamo-nos com uma excelente aposta na formação jovem, já com talento de gente grande.
O sorteio para o Euro 2016 está aí à porta, com data marcada para 12 Dezembro em Paris. Eu, tal como a maioria dos portugueses, espero uma equipa ofensiva, com posse de bola, que saiba gerir o tempo e, principalmente, que não tenha medo de arriscar. Para além disso, confio à formação das quinas o sonho de trazer para casa a vitória… quem sabe? Sonhar não custa e testemunha disso é o internacional alemão Khedira “Com a tua própria vontade e força interior podes conseguir tudo!”.