Desporto

ESPECIAL CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS: Andebol e Andebol de Praia

Published

on

A seleção de andebol feminino da U. Porto existe desde o ano de 2006 e conta já com quatro títulos de campeã nacional e uma medalha de bronze nos Campeonatos Europeus Universitários em 2010. Na última época desportiva (2014/2015) foi primeira classificada nos Campeonatos Académicos do Porto (CAP’s) e segunda classificada nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), perdendo apenas para a Associação Académica da Universidade de Aveiro. Terminaram a época com um sexto lugar nos Campeonatos Europeus Universitários realizados em Braga, ficando um lugar acima das Aveirenses.

De acordo com Alexandre Monteiro, treinador da U. Porto há três anos, a equipa é “única e (representa) uma família” sendo exigido a todas as jogadoras muita vontade e espirito de sacrifico durante toda a época. Os objetivos para 2015/2016 passam pela continuidade do trabalho desenvolvido nos anos anteriores e pela vitória nos CNU’s, que nos dois últimos anos escapou por “um pontinho de sorte”. Para Sara Sá, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e membro da equipa há quatro anos, representar a U. Porto “é um grande motivo de orgulho”, uma vez que lhe permite elevar o nome da universidade a nível regional, nacional e europeu. Esta jogadora garante que o espirito de equipa e a união, fora e dentro de campo, são elementos chave deste grupo. Termina deixando uma mensagem para os mais novos: “Façam desporto universitário, há tempo para tudo. Não desperdicem esta oportunidade”.

Já no setor masculino não existe nenhuma equipa de representação da U. Porto, pela simples razão de praticamente todas as Associações de Estudantes (AE’s) se representarem a si mesmas, garantindo por isso uma grande oferta desportiva neste setor e nesta modalidade especifica. Dentro de todas as equipas em competição na época passada, a que mais se destacou foi a da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), uma vez que se sagrou campeã nos CAP’s e se classificou no quinto lugar nos CNU’s.

“Tudo isto é um q.b de tudo” afirma Nuno Farelo, treinador da equipa masculina e feminina da AEFADEUP, quando questionado acerca do segredo da equipa. Destaca o empenho e a união como ingredientes imprescindíveis para a obtenção de resultados. Consciente de que ainda há muito trabalho para realizar na equipa masculina, os objetivos que traça para a época que se inicia passam por “aumentar a visibilidade da equipa através dos meios de comunicação”, pela implementação de alguns projetos como a formação de uma equipa federada de Andebol de Praia, pela revalidação do titulo nos CAP’s e pela luta dos primeiros lugares nos CNU’s. Edgar Cruz, jogador da AEFADEUP há três anos, assegura que o espirito de equipa é a expressão que melhor caracteriza o grupo. “A possibilidade de jogar na mesma equipa com atletas de diferentes clubes” que a nível federado são seus adversários é algo que o motiva.
Para Pedro Martins, estudante de mestrado na FADEUP, é o primeiro ano na equipa. Considera que a possibilidade de ter a experiencia de competir a nível universitário foi o que o motivou a ingressar.. A nível pessoal pretende ser capaz de auxiliar a equipa na obtenção do titulo nos CAP’s e se possível, se bem que “mais ambicioso”, nos CNU’s.

Relativamente ao Andebol de Praia, uma vez que esta modalidade surgiu no desporto universitário somente na época passada (2014/2015), apenas se realizou um Torneio Nacional Universitário (TNU) no qual se inscreveram três equipas: duas do Instituto Politécnico de Leiria e uma do Instituto Politécnico de Santarém. Quando questionados sobre a possibilidade de se inscreverem para esta vertente do Andebol, tanto o treinador da equipa de Andebol feminino da U. Porto como o de Andebol masculino da AEFADEUP, asseguram ser algo a ponderar para esta nova época. Em relação aos motivos que os levaram à não inscrição neste torneio na época passada, esses são distintos: por um lado Alexandre Monteiro remete para “o timing em que foi marcado, uma vez que decorreu em época de exames” e garante que se as datas forem diferentes consegue reunir uma equipa forte e com vontade de ganhar. Por outro lado, Nuno Farelo não teve conhecimento da realização do torneio, mas acredita que “em termos universitários poderá ser uma boa aposta”, prevendo um futuro positivo para a modalidade ainda em crescimento.

Para os amantes destas modalidades, a seleção feminina da UP e todas as Associações de Estudantes em competição deixam um convite: dirige-te à AE da tua faculdade e pergunta se esta se faz representar com alguma equipa própria; caso não exista, basta contactar o CDUP-UP para que te possas juntar à equipa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version