Desporto

PORTUGAL VENCE CINCO MEDALHAS NOS MUNDIAIS PARALÍMPICOS DE ATLETISMO

Published

on

Os 23 atletas que representaram Portugal nos Mundiais de Atletismo no Catar chegaram ontem a território português. Com eles, cinco medalhas e novos recordes.

O primeiro a estrear-se no pódio foi Luís Gonçalves, que na segunda-feira (dia 26) venceu a prova de 400 metros T12 (deficiência visual). Ao bater o seu recorde pessoal com um novo tempo de 49,67 segundos, o atleta luso repete a medalha conquistada nos Mundiais de 2011. Um feito importante para Luís, que falhou os Jogos Olímpicos de 2012 por se encontrar suspenso devido a doping.

Sem querer ficar atrás, Lenine Cunha igualou no ouro e num novo recorde quatro dias depois (dia 30). O português, que havia terminado na quarta posição na final do salto em comprimento, conquistou a medalha de ouro no triplo salto F20 (deficiência intelectual) com a brilhante marca de 14,16 metros.

Na vertente feminina da mesma prova, Portugal conseguiu outras duas medalhas: Érica Gomes viu a sua melhor marca de sempre (10,89 metros) ser recompensada com uma medalha de prata; logo atrás ficou Ana Filipe, que na sua estreia num Mundial conseguiu bater o seu recorde pessoal (agora de 10,07 metros) e conquistar a medalha de bronze.

Ainda na sexta-feira (dia 30), José Azevedo cortou a meta em terceiro lugar na final dos 5 mil metros T20 (deficiência mental), fechando em grande o dia que valeu quatro medalhas a Portugal.

Apesar de não marcarem presença no pódio, outros atletas bateram os seus recordes pessoais. A comitiva portuguesa segue assim confiante para a preparação dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, no próximo ano.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version