Desporto
TÉNIS PORTUGUÊS TRIPLAMENTE EM ALTA
Ontem foi um dia histórico para o ténis português. Pela primeira vez, três jogadores nacionais ergueram troféus em três categorias distintas: João Sousa venceu o ATP250 de Valência, Elias conquistou o challenger de Lima e Frederico Silva o future de Sharm El Sheikh.
O jovem Frederico Silva foi o primeiro, tendo batido pelos parciais 7-5 e 6-3 o egípcio Marko Tepavac no terceiro escalão do ténis. Uma conquista importante, visto que foi o primeiro troféu internacional da sua carreira.
Seguiu-se João Sousa ao vencer o espanhol Roberto Bautista Agut por 3-6, 6-3 e 6-4 no ATP250 de Valência. O prodígio do ténis português soma assim o segundo troféu no primeiro escalão do ténis mundial e reforça o estatuto de melhor tenista luso de sempre ao subir ao 33.º lugar do ‘ranking’.
Para terminar em grande, Gastão Elias derrotou o eslovaco Andrej Martin no segundo escalão por 6-2 e 7-6 em Lima. O número dois português conquista assim o terceiro challenger da sua carreira.
Em declarações ao site federativo, o presidente da Federação Portuguesa de Ténis afirma que ontem foi “um dos melhores dias do ténis português, se não o melhor de sempre”. Vasco Ribeiro considera que “este domingo vai ficar na história” do ténis nacional.
Para além dos triunfos em campo, também uma árbitra portuguesa brilhou. Mariana Alves arbitrou a final do Masters feminino em Singapura, contribuindo também para este domingo histórico.