Desporto

#4 ESPECIAL CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS: DESPORTOS COM RAQUETE

Published

on

Todos os estudantes vinculados à Universidade do Porto tem a possibilidade de integrar todo um conjunto de atividades desportivas e, posteriormente, participar nos Campeonatos Universitários que são realizados anualmente. O Badminton, o Ténis, o Ténis de Mesa, o Padel e o Squash, são alguns dos desportos que os estudantes podem escolher.

Desde a criação dos CNU, a UP já conquistou 1116 medalhas. E é com raquetes que o desporto universitário também se faz.

 

Ténis:

O Ténis surgiu nos CNU em 2008/2009. Muitos são os atletas que por aqui têm passado e que têm contribuído para a história deste desporto.

A prestação da Universidade no CNU de Ténis em 2014 ficou marcada com a conquista dos títulos nacionais em pares femininos, por Rita Vilaça (FDUP) e Raquel Mateus (FADEUP), e, em pares mistos, também por Raquel Mateus e Diogo Calheiros (FEUP).

Raquel Mateus, estudante do 1ºAno do Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo na FADEUP, é uma das atletas em destaque e consegue conciliar de forma perfeita os seus estudos com os treinos. Chegou ao Ténis por influência do irmão, e de lá não saiu. Uma decisão acertada, tendo em conta o seu palmarés: “Comecei a jogar aos 8 anos, mas rapidamente evoluí e alcancei a minha primeira final num torneio sub-12, em Espinho, quando apenas tinha 10 anos. A partir daqui muitas vitórias apareceram e muitos torneios foram conquistados. A nível das provas mais importantes, destaquei-me como campeã regional de sub-14 e sub-16 e seniores em todas as variantes (singulares, pares femininos e pares mistos). A nível nacional sagrei-me vice-campeã nacional de pares de sub-18, em 2010 e 2011.” Vale a pena mencionar, que em 2012/2013 conquistou todos os CNU em que participou e no ano seguinte, apenas não conquistou o ouro nos campeonatos individuais.

O Ténis cada vez mais conquista as pessoas. De acordo com Alberto Miguel, o ténis não pode ser considerado um desporto elitista. O treinador de Raquel, salienta o facto de o “ténis poder ser jogado como desporto de lazer e amador, sendo muito mais acessível que muitas das modalidades ditas acessíveis e populares. O que é caro no ténis é o processo de aprendizagem para chegar ao profissionalismo.”. Considerando a humildade e o trabalho árduo como aspetos-chave para o sucesso de um profissional, Alberto Miguel afirma que a massificação do desporto pode “ter transformado o ténis num negócio”, e que ter atletas como João Sousa aumenta a popularidade do mesmo.

Os treinos de Ténis realizam-se todos os dias no CDUP.

 

Ténis de Mesa

Um ano após a criação do ténis, surgiu o desporto conhecido na gíria como “ping-pong”- o ténis de mesa. Em 2009/2010, conquistaram a primeira medalha – 1 medalha de ouro na categoria feminina.

A época seguinte ficaria marcada pela participação no Europeu Universitário de Ténis de Mesa na Madeira, onde foram conquistadas 5 medalhas. Os anos seguintes incluiriam também participações regulares nos EUSA Games.

Ana Teresa Torres começou a praticar Ténis de Mesa quando tinha apenas 6 anos, porque adorava praticar desporto e não queria focar-se apenas na escola. A finalista de Medicina Dentária na FMDUP, ainda que não esteja a treinar regularmente, considera que “o ténis de mesa sempre teve um grande número de participantes para uma modalidade que não era muito divulgada a nível nacional”, e que essa divulgação “tem levado a um aumento da procura da prática da modalidade pelos mais novos a um níveis mais competitivo e não tanto a nível de lazer.”

A atleta, que em 2014 levou a UP a sagrar-se campeã universitária em pares mistos, com Francisco Braga da FCUP, defende que os benefícios do desporto não se prendem exclusivamente com a saúde. Ana Teresa Torres, que também está responsável pela modalidade, acredita que a sua campanha tem sido positiva e que “as conquistas não foram só a nível de classificações nacionais e internacionais, que me tornam bastante orgulhosa, mas também todas as experiências e as vivências que me foram proporcionadas, não só nas viagens, no convívio entre colegas, como também a criação de elos familiares não só no meu clube de sempre, o CTM Mirandela, como também desde o início do meu percurso académico na FMDUP, pelo acompanhamento sempre por parte do CDUP.”

O ténis de Mesa também recebe os seus atletas, todos os dias no CDUP.

 

Squash

Com um conceito diferente das modalidades até aqui mencionadas, o Squash surgiu em 2008/2009, alcançando no seu primeiro ano 2 medalhas em pares mistos: 1 de prata e 1 de bronze. Nas épocas seguintes a UP ganharia as seguintes medalhas: 1 ouro feminino, 1 prata feminino, 1 bronze masculino (2009/2010); 1 ouro feminino, 1 bronze masculino (2010/2011); 1 ouro feminino, 1 prata feminino, 1 ouro masculino, 1 prata masculino (2011/2012); 1 ouro masculino em 2012/2013; 1 ouro masculino, 1 prata masculina, 1 prata feminina, 1 bronze feminino em 2013/2014 e 1 medalha de ouro masculino e 1 de prata, também na mesma categoria.

Na época transata, a UP conquistou 2 medalhas: 1 de ouro por Miguel Mascarenhas Saraiva da FMUP e 1 de prata por Rui Ferreira da FEUP.

 

Badminton

O Badminton tem um estilo mais “leve” que os restantes desportos. O volante, ainda que seja um peso-pluma, exige que o atleta aplique a força certa para que este possa avançar com precisão para o outro lado da rede.

A UP passou a contar com participantes em 2008/2009, onde conquistou 1 medalha de bronze na categoria feminina. As duas épocas seguintes seriam marcadas apenas pela participação nos CNU. 2011/2012 foi uma das suas melhores épocas, já que arrecadou 4 medalhas: 1 de ouro em pares femininos, 1 de prata e 1 de bronze individuais femininos e 1 de bronze em equipas. 2012/2013 trouxe 1 medalha de bronze em equipas e 1 em bronze feminino.

Na época de 2013/2014 a UP somou mais três medalhas. Ana Rita Santos da FCNAUP e Luís Baía da FCUP, em pares mistos, Rita Santos e Teresa Figueira da FDUP, em pares mistos, trouxeram a prata. Henrique Sousa, da FMUP, e Luís Baía arrecadaram o bronze em pares masculinos. A época que findou, sob a orientação de Jorge Azevedo, teve como destaque o 2ºlugar individual de Ana Gonçalves Pereira da FMUP e o 2º lugar em pares de Inês Sampaio e Lorga.

 

Padel

O Padel é uma modalidade que ainda não está completamente disseminada em Portugal. Por essa razão, não é de surpreender que o desporto tenha entrado nos CNU mais tarde que os demais, em 2012/2013. Nesse ano, os desportistas trouxeram 1 medalha de bronze em pares mistos. A época de 2013/2014 foi particularmente interessante, conquistando 2 medalhas de ouro em pares, tanto masculinos como femininos, 1 de prata em pares e 1 de bronze em pares, ambos mistos. A prestação deste ano arrecadou 2 medalhas: 1 de ouro masculino e 1 de prata masculino.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version