Desporto

MIGUEL OLIVEIRA E FILIPA MARTINS ELEITOS ATLETAS DO ANO NA 20ª GALA DO DESPORTO

Published

on

O motociclista Miguel Oliveira foi o grande destaque da noite. O vice-campeão mundial de Moto3 foi o escolhido para o prémio de Atleta Masculino do Ano, de uma lista que incluía o ciclista Rui Costa, atual campeão nacional de fundo, Nelson Évora, o campeão europeu de pista coberta e bronze no Mundial, Rui Bragança, medalha de ouro no taekwondo na categoria -58kg no Europeu em Baku e o canoísta Fernando Pimenta a medalha de bronze europeia e mundial em K1 100. O piloto já tinha sido nomeado, em 2004, para a prémio de Jovem Promessa, com apenas nove anos.

Filipa Martins foi quem arrecadou o mesmo prémio no setor feminino. A ginasta, oitava da Europa no concurso “all around”, bateu a patinadora Mariana Souto, campeã mundial e europeia em pares dança juniores, a mesatenista Fu Yu, medalha de bronze no Europeu, a canoísta Francisca Laia, prata na categoria K1 200 nos Mundiais Sub-23 e Ana Teresa Almeida, campeã mundial de Bodyboard da International Surfing Association.

A seleção nacional de futebol de praia venceu o galardão de Equipa do Ano. A equipa campeã mundial e europeia triunfou sobre os K4 100, medalhados de prata no Europeu de Canoagem, a equipa de andebol universitária, ouro nas Universíadas, a equipa bicampeã mundial de hóquei em patins Sub-20 e o ténis de mesa, campeão europeu em Baku2015.

Hélio Lucas e José Sousa venceram a distinção de Treinador do Ano, pelos seus feitos na canoagem. As conquistas dos treinadores sobrepuseram-se às de João Ganso, treinador de Nélson Évora, Rolando Freitas, selecionador nacional de andebol universitário e de elite, Márcio Narciso, selecionador de futebol em praia e Lino Barruncho, técnico dos triatletas João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, vencedores de várias medalhas internacionais.

O futebolista Rúben Neves foi o vencedor da categoria Jovem Promessa. O mais jovem capitão do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões e também o mais jovem jogador no Europeu de Sub-21 foi o mais votado e venceu Joana Cunha, medalha de prata em -57kg nas Universíadas, José Souto, bicampeão mundial de ‘solo dance’ juniores em patinagem, João Amorim, campeão mundial de canoagem em maratona C1 júnior e Melanie Souto, bronze no Mundial e Europeu de Sub-23, no triatlo.

Apesar da ausência de grande parte dos premiados, a Gala do Desporto cumpriu o objetivo de galardoar as personalidades que se destacaram na nível do desporto nacional.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version