Desporto

#6 ESPECIAL CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS: Desportos de Salão

Published

on

Relativamente ao Bilhar, a U. Porto tem representação nos CNU’s desta modalidade desde 2010, onde arrecadou um primeiro lugar e um segundo lugar individuais. Contudo, a participação de jogadores representantes da U. Porto tem vindo a diminuir e na última época desportiva, 2014/2015, esta não se fez representar com nenhum atleta. Estes últimos campeonatos nacionais realizaram-se em Vila Real em maio e foi a equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior que ocupou o lugar mais alto do pódio.

Já a modalidade de Bridge, um jogo de cartas a pares, teve a sua primeira edição no desporto universitário na época passada, nos mesmos dias que o CNU de Bilhar. Nesta edição a U. Porto contou com a participação de alguns jogadores sendo que teve uma equipa, constituída por Luís Corte-Real e Marta Brochado, a ocupar o segundo lugar da tabela classificativa e outra equipa no quarto lugar, constituída por Francisco Figueiredo e António Sousa Leite. Esta competição foi bastante disputada, uma vez que até exigiu uma revisão do critério de desempate entre o segundo e o terceiro lugar.

Relativamente à modalidade de Setas, o Torneiro Nacional Universitário, a primeira edição competitiva desta modalidade, foi realizado no ano de 2013/2014. A U.Porto conseguiu o sétimo e nono lugar na classificação.

No Xadrez a U. Porto tem sido dominante, apresentando um grande histórico de sucessos. No seu palmarés apresentam já um 1º lugar em 2008/09, 2012/13 e 2013/14, 1º lugar de equipas em semi-rápidas em 2009/10, 1º lugar de equipas em rápidas em 2010/11, e 1º lugar de equipas em 2014/15. Contam ainda com muitos segundos e terceiros lugares na modalidade.

Nos CNU’s de xadrez rápidas realizado no dia 16 de Dezembro de 2014, a Universidade do Porto contou com vários representantes, incluíndo Jorge Ferreira, o número 1 do ranking nacional de Xadrez consagrado Mestre Internacional pela Federação Internacional de Xadrez e que fez parte da equipa que disputou o 1º Campeonato Europeu Universitário da modalidade em Yerevan, na Arménia.

Na prova de rápidas por equipas, venceu a U.Porto1 constituída por Jorge Ferreira, André Viela, Lucas Silva e Henish Balu com 17,5 pontos, seguida da AAUM1 (14,5 pontos) e AAC (8,5 pontos).

Nas rápidas individuais masculinas, Jorge Ferreira da UP ganhou seguido de Luís Silva e Adriano Macedo, atletas da AAUM.

Já na prova de rápidas individuais femininas, ganhou a atleta Maria Inês Oliveira da AAUM, em segundo ficou a representante da Uporto Isternândia França e a completar o pódio ficou Sílvia Rodrigues da AAUAv.

Os CNU’s de xadrez semirrápidas foram realizadas em Vila Real a 12 de maio de 2015, onde 14 estudantes disputaram até ao fim o lugar no topo do pódio, mas foi Jorge Ferreira da U. Porto o atleta que conseguiu mais pontos (4 pontos). O detentor do título até à data, Adriano Macedo (AAUM), e André Viela da U.Porto seguiram-se no pódio em 2º e 3º lugar, respetivamente.

Até ao fecho deste Especial, não foi possível entrar em contacto com os atletas referidos para mais informações.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version